quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Natureza


(Fonte - Facebook)

Oração


PEDIMOS A PROTEÇÃO DE NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo

Santa Maria Mãe de Deus, Virgem cheia de graça, vós sois a nossa desatadora dos nós.
Com as vossas mãos cheias do amor de Deus, vós desatais os obstáculos de nosso caminho,
como nós que se desfazem e se tornam uma fita reta do amor do Pai.

Desatai, Virgem e Mãe, Santa e admirável, todos os nós que criamos por vontade própria,
e todos os nós que impedem o nosso caminho.

Lançai vossos olhos de luz sobre eles, para que todos os nós se desatem e, para que, cheios de gratidão, possamos, por vossas mãos, solucionar aquilo que nos parece impossível.

Amém.

Capoeira

Uma das manifestações culturais mais conhecidas no Brasil e reconhecidas no mundo, a Roda de Capoeira recebeu, nesta quarta-feira (26/11), da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura - UNESCO, o título de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Após votação durante a 9ª sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial, a Roda de Capoeira ganhou oficialmente o título.

+ info: http://bit.ly/11v2V8D

Pensamento


"Não importa a distância que nos separa, há um céu que nos une"
(Carlos Drummond de Andrade).

Curiosidade - Origem dos talheres

Curiosidade - Origem dos talheres

Os primórdios das civilizações humanas foram marcados pela falta de hábitos de higiene. Até o século XI, todas as pessoas comiam os alimentos com as mãos.
Mas foi justamente neste século que Domenico Salvo, membro da corte de Veneza, se casou com a princesa Teodora, de Bizâncio.
Quando o casal foi viver junto, a princesa trouxe em seu enxoval um objeto pontudo, com dois dentes, que ela usava para espetar os alimentos.
Acredita-se que este tenha sido um dos primeiros garfos do mundo.
Por incrível que pareça, o garfinho da princesa Teodora foi considerado uma heresia, pois acreditava-se que o alimento, fornecido por Deus, era sagrado e, por isso, deveria de ser comido com as mãos, numa demonstração de respeito.
Com o passar dos anos, os membros da nobreza e do clero começaram a aceitar o uso de talheres.
O costume de comer com garfos e colheres se tornou popular apenas no século XIX.
Já a faca, que é considerada o tipo de talher mais antigo do mundo, teria sido criada pelo Homo erectus, que surgiu na Terra há 1,5 milhão de anos.
É claro que os primeiros exemplares desse talher eram, simplesmente, pedaços de objetos cortantes, mas a intenção de uso era a mesma que temos hoje.
Na Idade do Bronze, por volta de 3000 a.C., a faca passou a ser feita com metal e começou a ser usada para descascar frutas.
A primeira vez que determinaram que os homens deveriam comer com talheres aconteceu em 1630, quando o cardeal francês Richelieu afirmou que cada homem tinha que ter um talher para ser usado à mesa.
Registros históricos mostram que as primeiras colheres do mundo eram de uso coletivo e se pareciam com conchas.

(Fonte - Por: Juliana Miranda - Leia Mais no http://www.sitedecuriosidades.com/)