quinta-feira, 20 de janeiro de 2022
Música
Muito Amor
(Fagner)
Amor febril, amor viril, amor adolescente,
Amor que é impuro é de luxo, amor ardente.
Amor correspondido, amor fingido, ou verdadeiro
Amor intermitente, amor doente, amor primeiro.
Amor sem pretensão, amor paixao; que chega de repente
Que mata e se destrói, que arrasa, que corrói, que acaba simplesmente.
Amor que se entrega, amor que cega, amor que embriaga,
Que vem feito um tufão e abrindo o coração se espalha feito praga.
Amor desesperado, amor rasgado, amor proibido.
Amor desilusão, amor em vão.
O amor não faz sentido.
Amor interesseiro, amor traiçoeiro, amor que não se vende.
Amor que não tem fim.
Só quem amou assim, me compreende.
"Preciso de Alguém"
"Preciso de Alguém
Que me olhe nos olhos quando falo.
Que ouça as minhas tristezas e neuroses com paciência.
E, ainda que não compreenda, respeite os meus sentimentos.
Preciso de alguém, que venha brigar ao meu lado sem precisar ser convocado;
Alguém Amigo o suficiente para dizer-me as verdades que não quero ouvir, mesmo sabendo que posso odiá-lo por isso.
Nesse mundo de céticos, preciso de alguém que creia, nessa coisa misteriosa, desacreditada, quase impossível:
- A Amizade.
Que teime em ser leal, simples e justo, que não vá embora se algum dia eu perder o meu ouro e não for mais a sensação da festa.
Preciso de um Amigo que receba com gratidão o meu auxílio, a minha mão estendida.
Mesmo que isto seja muito pouco para suas necessidades.
Preciso de um Amigo que também seja companheiro, nas farras e pescarias, nas guerras e alegrias, e que no meio da tempestade, grite em coro comigo:
"Nós ainda vamos rir muito disso tudo” e ria muito.
Não pude escolher aqueles que me trouxeram ao mundo, mas posso escolher meu Amigo.
E nessa busca empenho a minha própria alma, pois com uma Amizade Verdadeira,
a vida se torna mais simples, mais rica e mais bela ..."
(Charlie Chaplin)
(Fonte - Facebook)
20 de janeiro - Dia de São Sebastião
Existem algumas divergências sobre o local de nascimento de São Sebastião, no entanto, a teoria mais aceita diz ter sido em Milão, na Itália.
São Sebastião defendeu os cristãos e a sua fé durante o reinado do imperador romano Diocleciano, sendo condenado à morte por desobedecer os seus comandos.
Sebastião foi amarrado em uma árvore e alvejado com muitas flechas, porém não morreu, pois foi salvo por uma viúva chamada Irene que ajudou a curar todos os seus ferimentos.
Depois de recuperado, Sebastião voltou a enfrentar o imperador Diocleciano. Desta vez, foi condenado a ser açoitado até a morte.
São Sebastião morreu em 20 de janeiro de 288 d.C., sendo a data de sua morte escolhida pela igreja católica para homenagear o mártir pelas suas ações de coragem e fidelidade ao Cristianismo.
Sincretismo Religioso
Para as religiões afro-brasileiras, como a Umbanda e o Candomblé, São Sebastião é identificado com o orixá Oxossi, protetor das matas.
Por isso, em vários terreiros, são realizadas festas em honra deste Orixá.
(Fonte - Graciosa Página/Facebook)
·
Carestia
Nem banana se pode mais comer: uma palma de banana prata, (com 14 unidades) e 6 unidades de banana comprida, somam o estratosférico valor de $34,00 (trinta e quatro reais). Q absurdoooooooo. Como diz o velho ditado “ desgraça pouca é tiquim”. Arreéguaaaaaaaa 👎👎👎👎👎
Chapadas
·Você sabe o que é de fato uma chapada?
Segundo os conceitos de geografia chapada corresponde a uma área plana localizada no alto de serras. Diversas chapadas do Brasil foram convertidas em parques nacionais e, como não poderia ser diferente, atraem diversos turistas todos os anos.
No Brasil as chapadas se concentram na região Centro-Oeste e Nordeste. Por serem lugares belíssimos e com uma grande área a ser explorada são um destino obrigatório para os amantes do turismo de aventura. Abaixo falarei um pouquinho das 5 principais chapadas do nosso país.
✓Chapada das Mesas - MA
Localizada no estado do Maranhão é uma área de proteção ambiental com mais de 1.600 km². A vegetação predominante no parque é de Cerrado.O parque abriga 89 cachoeiras e mais de 400 nascentes de água cristalinas. O aeroporto mais próximo da Chapada das Mesas fica em Imperatriz, a aproximadamente 180 km.
✓Chapada do Araripe - CE/PE/PI O parque nacional fica na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. A fauna local possui diversas espécies de répteis, insetos e mamíferos e já foram catalogadas 290 espécies de aves. As cidades mais próximas da Chapada do Araripe são Exu-PE (630 km da capital Recife) e Crato-CE (508 km da capital Fortaleza).
✓Chapada do Araripe - CE/PE/PI O parque nacional fica na divisa dos estados do Ceará, Pernambuco e Piauí. A fauna local possui diversas espécies de répteis, insetos e mamíferos e já foram catalogadas 290 espécies de aves. As cidades mais próximas da Chapada do Araripe são Exu-PE (630 km da capital Recife) e Crato-CE (508 km da capital Fortaleza).
✓Chapada Diamantina - BA A maior chapada brasileira está localizada no estado da Bahia. Para quem quer viajar à Chapada Diamantina saiba que há aeroporto em Lençóis-BA e se planeje para ficar pelo menos 5 dias pois atrativos não faltam.
✓Chapada dos Guimarães - MT É um município brasileiro do estado de Mato Grosso e fica muito próxima à capital Cuiabá (64 km). O Parque Nacional possui 46 sítios arqueológicos, dois sítios paleontológicos, 59 nascentes, 487 cachoeiras distribuídos na sua área de 32,77 km².
✓Chapada dos Veadeiros - GO
É uma unidade de conservação no estado de Goiás e possui área de 65,51 km². Possui um forte turismo místico pelo fato de ser cortada pelo paralelo 14,0 mesmo que passa por Machu Picchu.
✓Chapada dos Veadeiros - GO
É uma unidade de conservação no estado de Goiás e possui área de 65,51 km². Possui um forte turismo místico pelo fato de ser cortada pelo paralelo 14,0 mesmo que passa por Machu Picchu.
Repost: @silvanpelomundo
.
Fonte - Cultura em Doses/Via indiretasdageografia/Facebook)
O maior cajueiro do mundo!
·
O maior cajueiro do mundo!
O que parece uma pequena floresta, na verdade, é uma única árvore! 😳😳😳😳😳
O Maior Cajueiro do Mundo, Pirangi, Parnamirim - Rio Grande do Norte!
O cajueiro de Pirangi é uma árvore gigante localizada na praia de Pirangi do Norte no município de Parnamirim, a doze quilômetros ao sul de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte.
A árvore cobre uma área de aproximadamente 8 500 m², com um perímetro de aproximadamente 500 m e produz cerca de 70 a 80 mil cajus na safra, o equivalente a 2,5 toneladas. E seu tamanho é o equivalente a 70 cajueiros.
O cajueiro teria sido plantado em 1888 por um pescador chamado Luís Inácio de Oliveira; o pescador morreu, com 93 anos de idade, sob as sombras do cajueiro.
(Fonte = Desacato/Facebook)
Assinar:
Postagens (Atom)