terça-feira, 7 de setembro de 2021

(Fonte - Facebook)

Para onde?

Para onde foi a casa que morava nesta rua? Para onde foi o portão que chorava quando ias embora? Para onde foi a janela por onde fingias não espreitar? Para onde foi o chão que conhecia de cor a hora marcada? Para onde foi a fonte que namorava as noites de verão? Para onde foi o cheiro das tílias e das flores de cera? Já sei. Há memórias que não param quietas. Devem ter ido atrás da criança que eu era. (Fonte - lado.a.lado/Facebook)

Beleza emplumada

(fonte - Facebook)

Dia da Independencia

7 de setembro Que os versos e a poesia de Olavo Bilac sejam o Brasil que queremos agora e para as futuras gerações! (Fonte -Graciosa PáginaFacebook)

Banho

Tomar banho na Europa era considerado heresia ! ·
A Rainha Isabel, a primeira a matar muçulmanos em Andaluzia (fronteira de Gibraltar), só tomou banho duas vezes na sua vida! E destruiu as casas de banho de toda a região. O rei espanhol Felipe II proibiu tomar banho no seu país e sua filha Isabel II jurou não trocar a roupa intima até o fim do cerco de uma cidade. Que durou três anos e ela morreu por falta de banho. Os reis e rainhas tinham um cheiro insuportável, imagina a população. A falta de banho contribuiu para o surto de doenças, como a peste que chegou a matar um terço da população das grandes cidades europeias como: Paris e Londres. Enquanto as cidades islâmicas ultrapassaram a marca do milhão de mortos. Porém, o muçulmanos sabiam da importância de tomar banho. Os perfumes franceses pelos quais Paris ficou famosa, foram criados pra acabar com o cheiro fedorento, onde até hoje se perpetua esse costume, em algumas cidades europeias. "Os europeus devem aos árabes o bem-estar na sociedade", diz o historiador francês Drebar." Os muçulmanos ensinaram os europeus a manterem seus corpos limpos. Os muçulmanos vestiam roupas brilhantes e limpas, que alguns até as decoravam com pedras preciosas como esmeraldas, rubis e corais. Córdoba, uma cidade islâmica espanhola, abundava com seus trezentos banheiros, enquanto as igrejas europeias viam o banheiro como um instrumento de descrença e pecado. O nome do banheiro em inglês é atribuído à glorificação da memória do muçulmano indiano Muhammad Bath, que lhes ensinou a importância de um banho. (Créditos: As memórias do escritor Sandor Marai. Documentos oficiais da Espanha entre 1561 e 1761.) (Fonte - Luiz KlaudiusGrupo de Mitologia, História e Arte/Facebook)

PAPOULA AZUL DO TIBET

Maravilhas da natureza: PAPOULA AZUL DO TIBET
· Azul da cor do céu, assim é esta belissima flor. A papoula-azul é originária das montanhas do sudeste do Tibete, crescendo numa altitude entre 3000 a 4000 metros. Foi descoberta pela primeira vez em 1912. A LENDA DA PAPOULA AZUL De acordo com o mito, a deusa dos campos Demetra, encontrou serenidade depois do desaparecimento da filha, depois de beber poções produzidos com flores de papoula. Um simbolismo provavelmente devido às propriedades sedativas da espécie. Não é por acaso na mitologia grega, o deus dos sonhos Morfeu estava representado com um baralho de papoulas nas mãos. Até hoje, o termo "papoula" também é usado para qualificar uma pessoa poderosa, por causa da lenda que tem como protagonista Tarquínio, o soberbo. O rei de Roma, querendo enviar o filho para a conquista da cidade de Gabi, com um golpe de vara cortou as cabeças de todas as papoulas do jardim. O gesto queria simbolizar a eliminação de todos os personagens mais poderosos da cidade. (Fonte - #traduçãograciosapágina/Facebook)

Simon Bolívar

A BBC de Londres declarou o General Simón Bolívar o homem mais importante da história: com apenas 47 anos, lutou em 447 batalhas, sendo derrotado apenas 6 vezes. Ele pedalou 123 mil km, viajou 10 vezes mais que Aníbal,3 vezes mais que Napoleão e o dobro de Alexandre, o Grande. Ele derrotou o império mais poderoso de seu tempo, ganhando a liberdade para seis nações, incluindo a Colômbia. (Fonte - Grupo de Mitologia, História e Arte/Facebook)