quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Amém

(Fonte - Facebook)

Fevereiro

O nome FEVEREIRO vem do latim " Februare ", o que significa "purificar " ou " corrigir os erros ", já que no calendário romano, fevereiro era o período dos rituais de purificação, mantidos em honra do Deus etrusco " Februus " e da deusa Romana "Febris", os quais tinham o seu destaque no dia 14, dia do amor. Fevereiro foi o último mês do ano romano, que começava em março. Como os cálculos calendários antigos eram imprecisos, algumas vezes os sacerdotes romanos introduziram um mês depois de fevereiro, para realinhar as estações. (Fonte - Graciosa Página/Facebook)

Nordeste

Serra Barriguda Primeira Maravilha do RN e o principal ponto turístico de Alexandria RN. Foto tirada por mim da calçada da minha casa, olha só o privilégio, acordar todo dia e da de cara com essa maravilha! (Fonte - Francisca Vânia Ferreira MEU NORDESTE ARRETADO/Facebook)

Aprendendo ...

Nosso país é tão grande que a cidade de João Pessoa, capital da Paraíba, fica mais próxima da África do que de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Afinal são 2.850 km até o outro continente, enquanto para chegar ao sul do país seriam necessários 3.900 km. Vale lembra que isso é a distância em linha reta! Sigam nosso canal para mais dicas de viagens e montagem de MH. (Fonte - Marcando Destinos/Facebook)

P refletir ...

Isso é sobre nós, devemos ficar orgulhosos!
Melhor era de todos os tempos: - Nascido em ... anos 40 ou 50;- - Cresceu em ... anos 50; - Educado em ... anos 60; - Formado em ... anos 70; - Aventurou-se nos ... anos 80; - Fez confusão nos ... anos 90; - Estabilizou-se um pouco em ... anos 2000; - Ficou um pouco mais sábio nos ... anos 2010 - Chegou nos anos ... 2020!… Nós vivemos em *OITO Décadas* Diferentes. *DOIS Séculos* Diferentes. *DOIS Milênios* Diferentes. Já passamos por: 📞-> ☎️📲; 📽️ -> 📺📲; 📻 + 🎙️ + 📀 -> YouTube. Vitrola de gramofone para streaming sem fio. Cartas manuscritas 💌 Para e-mail 💻 e WhatsApp 📲. E lembramos da gripe espanhola 🤧, mas ainda pegamos o Corona vírus 😷. Começou com bocas de sino 🕺, passou para cigarrete 🏃🏼‍♀️e agora pode-se usar tudo, qualquer tamanho de boca, rasgada ou não. Andamos 🚶, pedalamos 🚴🏻‍♂️ dirigimos 🚗, fomos por trem🚆, por mar🛳️, pelo subsolo 🚇, Pelo ar 🚠, surfamos 🏄🏻‍♀️, voamos ✈️ e agora aguardamos o Elon Musk SpaceX 🚀 para Marte. Uau !!! Que vida tem sido a nossa! 🥰😇🤭 Sim, nós realmente passamos por muitos mais meios de comunicação e transportes do que jamais uma só geração passou! 💾📟🏧💸💳🎞️ 🎢 🛶 ⛵ 🚁 🛰️ Podemos ser chamados de "Xennials", uma "geração cruzada" de pessoas, cujos anos de nascimento se encontram na década de 40 ou 50. Tivemos uma infância analógica, ⏰ 🔠, uma 📀🖱️🖥️ idade adulta digital e agora um *Seen All Ager*!👨🏻‍🦯 Literalmente, nossa geração viveu e testemunhou muito mais, em todas as dimensões da vida! 👌🏻🤝🤜🏻 Esta é a nossa geração que deu um novo paradigma para a palavra *MUDAR*! 💪🎩👒🎓⛑️🧢 Agradeçamos a Deus🙏🙏 por esta vida maravilhosa, significativa e incrível, na montanha-russa da vida! 🙏🏻🙏🏻🙏🏻 Certamente vencemos os nascidos nos anos 10, 20 e 30 segurando a mão um do outro, com muito mais diversão. 😍🤣😂😃🙃😉 Os meus melhores votos, meus queridos amigos, a todos vocês que são da época que foi, é e será como nenhuma outra! Nada será igual à nossa! Vamos continuar a viver nossas vidas ao máximo, um dia de cada vez! 🙏😍🙏 (Autoria desconhecida). 💓

Curiosidade

·
* ROBERT WADLOW * O HOMEM MAIS ALTO DA HISTÓRIA MEDINDO 2,72 METROS, 1938.´´ (Fonte - Eraldo Martíns-Mistérios da Natureza/Facebook)

2 de Fevereiro, dia de Iemanjá, a rainha do Mar

2 de Fevereiro, dia de Iemanjá, a rainha do Mar
Iemanjá: a história da rainha do mar ----- Iemanjá, uma das divindades mais queridas e protetora do mar, tem uma história supercuriosa. Provavelmente você já ouviu falar da festa em homenagem à Iemanjá, a "Rainha do mar", que ocorre todo o dia 2 de fevereiro em Salvador, na Bahia. Se você já passou uma virada de ano na praia, também já reparou que várias pessoas depositam no mar oferendas para a divindade do candomblé, além de pularem sete ondas como forma de pedir sorte à orixá. Segundo o antropólogo baiano Júlio Braga, as pessoas oferecem a Iemanjá diferentes mimos -sabonetes, velas, flores e perfumes -, pois acreditam que a "rainha" leva consigo para o fundo do mar todos os nossos problemas, confidências, e traz de volta sobre as ondas a esperança de um futuro melhor. Protagonista de milhões de lendas, Iemanjá se multiplica em várias versões e se transforma de acordo com a cultura. Chegou ao Brasil nos tempos coloniais, trazida pelos escravos. Em terras africanas era a deusa do rio Ogun, rainha das águas doces. "Entre nós, ela se tornou a rainha do mar", explica o antropólogo. Os cabelos negros, os traços delicados e os seios fartos sintetizam na bela divindade o arquétipo da maternidade. Pois é esse seu grande valor: acolher a todos que lhe pedem ajuda, sem julgar nem minimizar a dor de ninguém. Isso lhe vale mais um título, o de deusa da compaixão, do perdão e do amor incondicional. Um pouco de história.... O nome Iemanjá significa a mãe dos filhos-peixe. Filha de Olokum, Iemanjá foi casada com Oduduá, com quem teve dez filhos orixás. Por amamentá-los, seus seios ficaram enormes. Infeliz com o casamento e cansada de morar na cidade de Ifé, um dia ela saiu em rumo ao oeste e conheceu o rei Okerê, por quem se apaixonou. Envergonhada de seus seios, Iemanjá pediu ao novo esposo que nunca a ridicularizasse por isso. Ele concordou. Porém, um dia, embriagou-se e começou a ofender a esposa. Entristecida, Iemanjá fugiu. Desde menina, ela carregava um pote com uma poção que o pai lhe dera para casos de perigo. Durante a fuga, Iemanjá caiu quebrando o pote e a poção a transformou num rio cujo leito seguia em direção ao mar. Okerê, que não queria perder a esposa, transformou-se numa montanha para barrar o curso das águas. Iemanjá pediu ajuda ao filho Xangô e este, com um raio, partiu a montanha no meio. O rio seguiu para o oceano e, dessa forma, a orixá tornou-se a rainha do mar. (Fonte - http://mdemulher.abril.com.br)

Zonas Úmidas

· A diversidade de zonas úmidas inclui rios, lagos, pântanos, charcos, manguezais e também zonas costeiras e represas artificiais, entre outras paisagens com forte presença aquática. 💦 Estima-se que cerca de 40% da biodiversidade dependa desses ecossistemas para existir e se reproduzir, ao mesmo tempo que sua capacidade de retenção de gases de efeito estufa, por exemplo, é muitas vezes superior à das próprias florestas tropicais. O Dia Mundial das Zonas Úmidas vem celebrar em 2 de Fevereiro a importância ecológica, climática, social e econômica dessas áreas, cuja fragilidade requer a constante busca por conservação e restauração. 🌊 Aproveite para compartilhar sua admiração por essas paisagens, presentes em bons momentos da sua história! 🌈 Foto: Ling Wang Marina (Fonte - Economia Ecológica/Facebook)

2 de fevereiro - Dia de Iemanjá

2 de fevereiro - Dia de Iemanjá Iemanjá, também conhecida como "Rainha do Mar" é um orixá africano feminino, e faz parte da religião do candomblé e de outras religiões afro-brasileiras. É considerada padroeira dos pescadores, jangadeiros e marinheiros. Igualmente, protetora dos lares, das crianças, gestantes e invocada na hora do parto e por todos que desejam ser felizes no casamento. O Dia de Iemanjá é a maior festa em honra a este orixá, quando milhares de pessoas se vestem de branco e vão às praias depositar oferendas, como espelhos, joias, comidas, perfumes e outros objetos.
(Fonte - Graciosa Página/Facebook) ·