terça-feira, 9 de maio de 2023

Cotidiano

(fonte - Facebook)

Q vergonha

(Fonte = Facebook)

Minotauro

Provavelmente, a fábula do Minotauro na mitologia grega é uma versão antiquíssima de outros mitos. A adoração do touro e do machado era típico de religiões pré-helénicas, que celebravam “tauromarquias” sagradas. No centro de uma casa, feita em forma de labirinto, estava um ser monstruoso com corpo de homem e cabeça e cauda de touro e que se alimentava de carne humana. Este mito era contado a várias gerações de crianças gregas com o fim de que aprendessem a respeitar os deuses. Conta-se que Minos, que queria ser rei de Creta, fez o pedido a Poseidon, rei dos mares. Poseidon enviou um touro dos mares e ordenou que o animal fosse sacrificado como oferenda. Minos, porém, não teve coragem de sacrificá-lo. Poseidon, então, fez com que a mulher de Minos, Pasifae, se apaixonasse pelo touro. Dessa união, nasceu o Minotauro. Minos mandou construir um labirinto, abaixo de seu castelo, para esconder o monstro. Após anos de sacrifício, um jovem ateniense, se apaixonou por uma das filhas de Minos (Ariadne) e se ofereceu para enfrentar o Minotauro. Ariadne combinou com Teseu um meio de encontrar a saída do labirinto e entregou-lhe um novelo de lã. Ariadne ficaria à entrada do labirinto segurando o novelo, o qual Teseu desenrolava à medida que fosse entrando no labirinto. Deu certo. Teseu matou o Minotauro com um golpe na cabeça e voltou para a sua amada Ariadne. Fonte: El Libro de Los Seres Imaginarios (Fonte - Ramiro LoutzGrupo de Mitologia, História e Arte/Facebook)

Rosa dos Ventos

Frente ao Padrão dos Descobrimentos, em Belém, a bela e enorme Rosa dos Ventos, que foi oferecida em 1960 pela República da África do Sul. A Rosa dos Ventos foi executada em cantaria de calcário lioz, negro e vermelho. Tem 50m de diâmetro, contem um planisfério de 14m de largura, decorado com elementos vegetalistas, 5 pequenas rosas-dos-ventos, 3 bufões, uma sereia, um peixe fantástico e Neptuno com tridente e trombeta montado num ser marinho. Datas, naus e caravelas marcam as principais rotas da expansão portuguesa, entre os séculos XV e XVI. O fundo envolvente é constituído por ondas “mar largo”, motivo emblemático da calçada portuguesa. Inaugurada em 5 de Agosto de 1960, foi desenhada no atelier do arquiteto Luís Cristino da Silva e oferecida pela República da África do Sul. Padrão dos Descobrimentos - Lisboa Viver Portugal com mais encanto. Foto: @albertoseabra (Fonte - Viver Portugal Tours/Facebook)

Palavras do Papa

“Você pode ter defeitos, ser ansioso, e viver alguma vez irritado, mas não esqueça que a sua vida é a maior empresa do mundo. Só você pode impedir que vá em declínio. Muitos lhe apreciam, lhe admiram e o amam. Gostaria que lembrasse que ser feliz não é ter um céu sem tempestade, uma estrada sem acidentes, trabalho sem cansaço, relações sem decepções. Ser feliz é achar a força na simplicidade, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor na discórdia. Ser feliz não é só apreciar o sorriso, mas também refletir sobre a tristeza. Não é só celebrar os sucessos, mas aprender lições dos fracassos. Não é só sentir-se feliz com os aplausos, mas ser feliz no anonimato. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver a vida, apesar de todos os desafios, incompreensões, períodos de crise. Ser feliz não é uma fatalidade do destino, mas uma conquista para aqueles que conseguem viajar para dentro de si mesmo. Ser feliz é parar de sentir-se vítima dos problemas e se tornar autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas conseguir achar um oásis no fundo da nossa alma. É agradecer a Deus por cada manhã, pelo milagre da vida. Ser feliz, não é ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si. É ter coragem de ouvir um "não". É sentir-se seguro ao receber uma crítica, mesmo que injusta. É beijar os filhos, mimar os pais, viver momentos poéticos com os amigos, mesmo quando nos magoam. Ser feliz é deixar viver a criatura que vive em cada um de nós, livre, alegre e simples. É ter maturidade para poder dizer: "errei". É ter a coragem de dizer:"perdão". É ter a sensibilidade para dizer: "eu preciso de você". É ter a capacidade de dizer: "te amo". Que a tua vida se torne um jardim de oportunidades para ser feliz ... Que nas suas primaveras seja amante da alegria. Que nos seus invernos seja amante da sabedoria. E que quando errar, recomece tudo do início. Pois somente assim será apaixonado pela vida. Descobrirá que ser feliz não é ter uma vida perfeita. Mas usar as lágrimas para irrigar a tolerância. Utilizar as perdas para treinar a paciência. Usar os erros para esculpir a serenidade. Utilizar a dor para lapidar o prazer. Utilizar os obstáculos para abrir janelas de inteligência. Nunca desista ... Nunca renuncie às pessoas que o amam. Nunca renuncie à felicidade, pois a vida é um espetáculo incrível". (Papa Francisco). (Fonte - Facebook)

Estátua de Genghis Khan

Estátua de Genghis Khan
Genghis Khan (1162-1227) foi um guerreiro e conquistador mongol que unificou as tribos nômadas desta etnia do norte da Ásia e fundador do Império Mongol, considerado o maior império da história. Seu verdadeiro nome era Temuyin, que significa “o melhor aço”. Sua inteligência e capacidade de estratégia inspirou, entre outros, Napoleão e Rommel. O curioso é que, de acordo com uma pesquisa publicada em 2003 (e apoiada por especialistas da Itália, China, Reino Unido e Uzbequistão), o mongol era também um grande conquistador genético. Um em cada 200 homens vivos hoje é considerado herdeiro de Gengis Khan. O lugar de maior destaque para se visitar nos arredores de Ulan Bator, na Mongólia, é a estátua do Genghis Khan, a maior estátua com um cavalo no mundo. O local escolhido para a construção da estátua é no meio do nada, um espaço vazio entre dois lugarejos nos arredores de Ulan Bator, capital da Mongólia. Pessoal, ajudem nossa iniciativa de levar conhecimento de qualidade e gratuito e alcançar cada vez mais pessoas. Visite e inscreva-se em nosso canal. Confira: https://www.youtube.com/watch?v=2jh67KYXKIc... (Fonte - Fernando CoutinhoGrupo de Mitologia, História e Arte/Faceboook)

Eu e a Vida

Eu e a Vida
E um dia... Fiquei surpreso, uma frase... "Já, você não tem idade! " E... Eu não entendi... E perguntei-lhe... Quem me interrogou... Desculpe... Eu não sei o que você quer dizer? E com total firmeza, ele respondeu-me!! Você não entende? Pois, você não tem idade... Pra dançar, pra se vestir assim "muito jovem" Para ouvir música, o dia todo!! Para ficar conectada, nas redes sociais. Para esse jeito de andar, tão elegante!! E muitas outras coisas. E aí, entre meu corpo e minha alma... Eles me deram tanta força, que... Tomei coragem e respondi... Sabes? Que eu saiba... Não existe, nenhuma enciclopédia, que me indique e manifeste, como devo me comportar e... Com que idade? Sim, eu tenho algumas décadas... Lindosamente vencidos para a Vida!! Mas, eu sou educada, respeitosa etc etc... Livre e feliz! Eu me visto e conduzo pelo meu tempo... Com alegria, soltura, elegância, naturalidade... E se... Eu tenho idade... A linda idade... Para desfrutar, maturidade... Como eu quero e onde eu quero!! Porque eu mereci! Alfred Hernández) Eu e a Vida 2 1 d · (Fonte - Eu e a Vida 2/Facebook)

Mel

Benefícios do mel:
O mel é um adoçante natural muito nutritivo, rico em vitaminas, minerais e antioxidantes. Além disso, ele possui propriedades antibacterianas e pode ajudar a aliviar sintomas de gripe e resfriados. Mas lembre-se: mesmo sendo um alimento saudável, é importante consumi-lo com moderação! 🍯🐝🍓 (Fonte - Vida Saúdavel/Facebook)

Dia da Coragem

6 de maio- Dia da Coragem
"Por trás de uma grande mulher só está ela mesma e a sua CORAGEM de seguir em frente." A. Cuomo (Fonte - Graciosa Página/Facebook)

Tarzan

Heróis da Televisão
Foto : Ron Ely, o Tarzan dos anos 60 ! A série foi exibida nos EUA de 1966 a 1968 e teve duas temporadas em 57 episódios. Uma curiosidade é que várias cenas da 1° temporada foram filmados no Brasil. Na abertura aparece as cataratas do Iguaçu ao fundo . Outra curiosidade é que a macaca Chita da série é a mesma dos doze filmes de Tarzan dos anos 30 com John Weissmuller. Ela na verdade era macho, nasceu em 1931 e morreu em 2011 com 80 anos. (Fonte - Heróis da Televisão/Facebook)

Prece

“Obrigada Senhor! Pelo que não vejo, mas que o Senhor já preparou pra mim, pelo que não tenho, mas o Senhor nada me deixa faltar. Obrigada pelas lágrimas que chorei, elas me ensinam a te buscar... Pela vida daqueles que me amam mas também pela vida dos que me ignoram. Obrigada Senhor! Pela vida daqueles que por mim oram. E por cada vez que me disse não pra que eu compreenda a sua vontade, Obrigada Senhor! Por tanto me amar." (Sirlei L. Passolongo) (fonte - Facebook)

Fofoqueiros

PUNIÇÃO DE FOFOQUEIROS
No final do século XVII, um dispositivo colocado na boca, sustentado por uma gaiola em volta da cabeça, era usado para punir os fofoqueiros. Eles foram chamados de ramos. Eles também eram chamados de freios de repreensão e freios de fofoca. As autoridades locais ordenaram que fosse usado por homens e mulheres que falavam demais, mas era mais frequentemente aplicado às mulheres. À medida que seu uso se espalhou para a Inglaterra, eles eram frequentemente colocados em mulheres com queixa feita por seus maridos. A punição visava não apenas impedir a pessoa de falar (e obviamente comer e beber), mas também uma humilhação pública, com o usuário sendo desfilado nas ruas ou exibido em local público. O instrumento tinha uma ponta afiada que pressionava a língua, cortando-a se ela se movesse e, muitas vezes, mesmo quando ela não se movia. O dispositivo era geralmente ordenado a ser usado por não mais de 24 horas, embora em prisões e locais de trabalho na época em que alguns foram condenados por crimes não relacionados à fala, ele fosse usado por períodos mais longos, foi temporariamente retirado para permitir a ingestão de alimentos e água. (Fonte - Roi HougaardGrupo de Mitologia, História e Arte/Facebook)

CALÇADÃO DE COPACABANA

CALÇADÃO DE COPACABANA - ZONA SUL DO RIO DE JANEIRO
O calçadão de Copacabana é um dos símbolos mais conhecidos do Rio de Janeiro. Vejamos algumas curiosidades sobre esta verdadeira obra de arte: O traçado do Calçadão é baseado no da Praça do Rocio em Lisboa, representando o encontro das águas doces do Tejo com o Oceano Atlântico; O calçadão de Copa tem cerca de 4,15 Km e percorre as praias do Leme e de Copacabana; Foi construído pelo Prefeito Pereira Passos em 1906. As ondas eram perpendiculares ao comprimento da calçada. Somente com a reforma da década de 1970 é que ganharam o sentido atual, paralelo à calçada; As pedras foram importadas de Portugal. Foram usadas calcita branca e basalto negro importados do país lusitano. Também de lá veio um grupo de calceteiros (profissional utilizado até hoje para manutenção das calçadas com pedras portuguesas); Foram tantas pedras que foram utilizadas também para calçar toda a Avenida Rio Branco. Logo depois da importação foram descoberta jazidas destas pedras por todo o Brasil, mas ainda as chamamos de pedras portuguesas; O estilo curvilíneo do calçadão atual só foi delineado a partir de 1970 com o aumento da faixa de areia e o alargamento das pistas da orla e com o trabalho de Burle Marx. Ele manteve o desenho original mas aumentou as curvas; FONTE https://diariodorio.com/curiosidade-carioca-o-calado-de.../ #umlugardoRio #umaIlhadesímbolos #geografiasMemoráveis #GeografiasGuaratibanas Facebook: https://www.facebook.com/GeografiasGuaratibanas?mibextid=ZbWKwL Instagram: https://instagram.com/geografiasmemoraveis?igshid=ZDdkNTZiNTM= Apoie o nosso trabalho. Envie um Pix para: geografiasmemoraveis@gmail.com (Fonte - Geografias Memoráveis está em Calçadão De Copacabana/Facebook)

O homem mais alto da História

Robert Wadlow, o homem mais alto da história, com a sua família em 1935-------- Wadlow atingiu 2,74,de altura e pesava 223 kg, na data de sua morte, aos 22 anos. Sua altura e seu crescimento na fase adulta devem-se à hipertrofia de sua hipófise, o que resultou em um nível anormalmente elevado de somatotropina. Até sua morte, seu corpo não demonstrou nenhuma indicação de que o crescimento pararia. Robert também é detentor de dois outros recordes: o de maiores mãos (32,2 cm) e pés de todos os tempos. No sistema brasileiro de calçados, seus pés calçariam tamanho 72. Biografia Nasceu em 22 de fevereiro de 1918, filho de Addie Johnson e Harold Wadlow em Alton, Illinois e era o filho mais velho de uma família de cinco irmãos. Em 1936, após graduar-se na Alton High School, matriculou-se no Shurtleff College com a intenção de estudar direito. O tamanho de Wadlow causava uma série de problemas: ele precisava de muletas para andar, e tinha pouca sensibilidade nas pernas e nos pés. Apesar dessas dificuldades, nunca usou uma cadeira de rodas. Robert era uma celebridade americana; ficou conhecido devido a uma turnê feita em 1936 com o Circo Ringling Brothers e uma turnê promocional em 1938 com a INTERCO. Um ano antes de sua morte, ele ultrapassou John Rogan como a pessoa mais alta que já existiu. Desde sua morte, à exceção de John F. Carroll e Leonid Stadnik, ninguém chegou a uma altura pelo menos 20 cm mais baixa que a dele. No dia 4 de julho de 1940, durante uma aparição profissional no Manistee National Forest Festival, machucou o pé esquerdo, causando uma bolha e subsequentemente uma infecção. Os médicos trataram-no com uma transfusão de sangue e uma cirurgia de emergência, porém sua condição apenas piorava e, em 15 de julho de 1940, morreu enquanto dormia, aos 22 anos. Estima-se que 40 000 pessoas compareceram ao funeral de Wadlow em 19 de julho. Ele foi sepultado em um caixão de 3 metros de comprimento, que precisou de vinte carregadores para transportá-lo até uma cova de concreto sólido. Em 27 de junho de 1940, dezoito dias antes de sua morte, ele foi medido e constatou-se uma altura de 2,74 m. (Fonte - Histórias-Lauri Nunes/Faebook)