quinta-feira, 1 de maio de 2008

Dia do Trabalho e do Trabalhador

POESIA Soneto ao Dia do Trabalho (João Udine Vasconcelos) No Dia do Trabalho, só trabalhe. Não dê a esse dia ócio e solidão! E, erguendo as mãos aos céus, A força espalhe, E receba de Deus benção e pão! No Dia do Trabalho, não se encalhe Esse dia é de redobrada ação! Nessa gloriosa data, não se empalhe, Mas labute na lírica canção ... Assim, o Poeta, na sua luta diária Com palavras constrói seu universo Poético, à mercê da escrita vária ... Tal qual o Vate, siga forte e lute Ele que canta a sua dor com verso, Quer que cada homem em seu viver, Labute!

COMEMORAÇÕES

MÊS DE MAIO
01 - Dia Mundial do Trabalho/internacional dos Trabalhadores/Literatura/morre em acidente no Grande Prêmio de Imola/Itália, o piloto brasileiro de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva (1994)/mundial do Combate ao Câncer de Pele/nasce José Martiniano de Alencar, jornalista, orador, político, crítico, romancista e escritor cearense, autor de obras como O Guarani, Iracema, Senhora, A pata da gazela, dentre outros (1829)/assinado o Tratado da Tríplice Aliança, entre Argentina, Brasil e Uruguai, contra o Paraguai(1865)/Patrono dos Trabalhadores do Brasil - Getúlio Vargas (lei nº. 7.470/29.04.1986)/1ª Insurreição Acreana(1899)/instalação da 1ª Assembléia Constituinte do Brasil por D. Pedro I(1823)/celebrada a segunda missa no Brasil, na foz do rio Mutarí/BA(1500)/cerimônia de posse da terra Ilha de Vera Cruz por Pedro Álvares Cabral, em nome do rei de Portugal(1500)/criação do Estado-Maior das Forças Armadas(1974)/criação do Ministério do Planejamento e Coordenação(1974)/o escrivão da esquadra de Cabral, Pero Vaz de Caminha, envia carta ao Rei de Portugal, D. Manuel, noticiando o descobrimento do Brasil(1500)/União Européia - passam a integrar os seguintes países: Chipre, Eslováquia, Estônia, Hungria, Eslovênia, Lituânia, Malta, Letônia, República Tcheca e Polônia(2004)/Festival de Beltane que, na mitologia celta, é festa de luz, simbolizando a união das energias masculina e feminina, representando o início do Verão e marcando a morte do Inverno/São José Operário, padroeiro dos operários
02 - Dia Nacional do Ex-combatente/Preguiça/criação da Organização dos Estados Americanos - OEA(1946)/Cabral deixa o Brasil e parte para a Índia (1500)/Bombeiros/Taquígrafo/morre Leonardo di ser Piero da Vinci, físico, engenheiro, escultor, botânico, arquiteto e músico italiano,autor de obras-primas como Mona Lisa, Anunciação, Batismo de Cristo, A Última Ceia, dentre outros(1517)/Festival Bona Dea (a Boa Deusa), a deusa romana da terra e da fertilidade, representante da virgindade e da fertilidade nas mulheres
03 - Dia do Sertanejo/Parlamento/Parlamentar/Solo/Sol/mundial da Liberdade de Imprensa/Legislador/Pau-Brasil/Pequeno e Médio Empresário/Carlota Pereira de Queiroz, médica, pedagoga e política paulista é a 1ª mulher eleita deputada federal do Brasil(1933)/Zootecnista/nasce o escritor, historiador, poeta, diplomata e músico italiano Nicolau Maquiavel/Nicoló Di Bernardo Dei Machiavelli, o fundador do pensamento e da ciência política moderna, autor de O Príncipe e Comentários à Primeira Década da História de Roma de Tito Lívio(1469)/nasce a russa Golda Meir, fundadora do Estado de Israel, sendo Primeira-Ministra de 1969 a 1974(1898)/celebrada a 1ª missa no futuro Distrito Federal, em Brasília/DF(1957)/comemorado em Chicago o primeiro Woman's day (Dia das Mulheres), presidido por Lorine S. Brown, no Garrick Theather, reunindo 1,5 mil mulheres que reivindicavam igualdade econômica e política(1908)/primeiro jogo de futebol oficial no Brasil, entre Mackenzie 2 x 1 Germânia (1902)
PENSAMENTO - A história do Primeiro de Maio mostra, portanto, que se trata de um dia de luto e de luta, mas não só pela redução da jornada de trabalho, mas também pela conquista de todas as outras reivindicações de quem produz a riqueza da sociedade (Perseu Abramo).
CURIOSIDADE DIA DO TRABALHO - Dia 1º de maio, Dia do Trabalho e do Trabalhador, é a data que celebra as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. Nessa data, em 1886, milhares de trabalhadores em greve geral na cidade de Chicago, principal centro industrial dos Estados Unidos, protestaram e reivindicaram melhores condições de trabalho, além da redução da carga horária de 13 para 8 horas diárias. A manifestação paralisou os Estados Unidos e durante diversos confrontos com a polícia, vários trabalhadores morreram, fato que ficou conhecido como a Revolta de Haymarket. Em memória aos mártires de Chicago, 1º de maio foi instituído como o Dia Mundial do Trabalho por um Congresso Socialista realizado em Paris. O Brasil consolidou a data em homenagem aos trabalhadores, em 1925, no governo do Presidente Rodrigues Alves.