terça-feira, 12 de agosto de 2014

11 de Agosto - Dia do Advogado

Dez Mandamentos do Advogado
(com o último, são ao todo 11 mandamentos)




I – ESTUDA – O Direito se transforma constantemente. Se não seguires seus passos, serás a cada dia um pouco menos advogado.
II – PENSA – O Direito se aprende estudando, mas se exerce pensando.
III – TRABALHA – A advocacia é uma árdua fadiga posta a serviço da justiça.
IV – LUTA – Teu dever é lutar pelo Direito, mas no dia em que encontrares em conflito o direito e a justiça, luta pela justiça.
V – SÊ LEAL – Leal para com o teu cliente, a quem não deves abandonar até que compreendas que é indigno de ti. Leal para com o adversário, ainda que ele seja desleal contigo. Leal para com o juiz, que ignora os fatos e deve confiar no que tu lhe dizes; e que quanto ao direito, alguma outra vez, deve confiar no que tu lhe invocas.
VI – TOLERA – Tolera a verdade alheia na mesma medida em que queres que seja tolerada a tua.
VII – TEM PACIÊNCIA – O tempo se vinga das coisas que se fazem sem a sua colaboração.
VIII – TEM FÉ – Tem fé no Direito, como o melhor instrumento para a convivência humana; na Justiça, como destino normal do Direito; na Paz, como substituto bondoso da Justiça; e, sobretudo, tem fé na Liberdade, sem a qual não há Direito, nem Justiça, nem Paz.
IX – OLVIDA – A advocacia é uma luta de paixões. Se em cada batalha fores carregando tua alma de rancor, sobrevirá o dia em que a vida será impossível para ti. Concluído o combate, olvida tão prontamente tua vitória como tua derrota.
X – AMA A TUA PROFISSÃO – Trata de conceber a advocacia de tal maneira que no dia em que teu filho te pedir conselhos sobre seu destino ou futuro, consideres um honra para ti propor-lhe que se faça advogado.
v>
(Autoria: Juan Eduardo Couture Etcheverry, consagrado jurista uruguaio, nascido em Montevideu em 24 de maio de 1904 e falecido em 11 de maio de 1956).