terça-feira, 27 de março de 2012

O rio Cocó e as praias de Caça e Pesca e de Sabiaguaba

O rio Cocó tem sua nascente na Serra da Aratanha, em Pacatuba e, em seus 50 km de percurso passa por Maracanaú, Itaitinga e, em Fortaleza, deságua no Oceano Atlântico, nas praias de Caça e Pesca e de Sabiaguaba. Sabiaguaba é um bairro de grande extensão situado no Extremo-Leste ao litoral de Fortaleza, logo após o término da praia do Futuro e grande parte da área integra a Área de Preservação Ambiental. É tradição local subir as dunas de Sabiaguaba à tardinha e assistir a um lindo por-do-sol. Situada no final da Praia do Futuro, a Praia de Sabiaguaba é separada da praia do Caça e Pesca pela desembocadura do Rio Cocó. A belíssima paisagem na parte central da cidade é composta de dunas, o rio Cocó, os manguezais, coqueiros, piscinas naturais, faixa larga de areia fina durante a maré baixa e a ponte que liga os dois bairros, proporcionando uma visão espetacular do encontro do rio com o mar. Local tranqüilo e familiar, é muito procurado pelos pescadores amadores, ali existem bares na praia e na beira do rio, com música ao vivo e culinária regional especializada em ostras, caranguejos, pescados, além dos passeios de caiaque e na famosa “Bicicleta Aquática”. A “Bicicleta Aquática” é um primor de invento do belo Pedro, morador da comunidade, que além de divertir as pessoas, ainda zela pela preservação do meio ambiente. O passeio pelo rio, com 30 minutos de duração, custa R$ 10,00 (dez reais). A grande atração, a partir das 14 horas das segundas feiras é o Bar do Jojó, barraca em estilo rústico localizada à beira do rio Cocó, que oferece diversão, banho de rio, cerveja gelada, gente bonita dançando o autêntico forró nordestino. Além de tudo isso, o por-do-sol é um espetáculo à parte.
Parque Natural Municipal das Dunas de Sabiaguaba e a Área de Proteção Ambiental de Sabiaguaba.
Desde fevereiro de 2006, a Praia da Sabiaguaba conta com duas Unidades de Conservação Ambiental, administradas pela Prefeitura de Fortaleza. O parque de dunas e a APA de Sabiaguaba foram criados com o objetivo de assegurar a preservação ambiental, o turismo ecológico e o desenvolvimento de atividades que potencializem o equilíbrio do meio ambiente, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do município de Fortaleza.
Tive o privilégio de conhecer esse lindo local acompanhada de minha amiga Angélica Santana, a bela publicitária paraense que reside em Fortal há 16 anos. Maravilha!