segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Igreja e Mosteiro de São Bento

Em Olinda/PE está localizada uma das igrejas mais belas e antigas de Pernambuco, o segundo mosteiro beneditino erguido no Brasil: a Igreja e Mosteiro de São Bento, um importante complexo que evidencia a riqueza da época colonial em estilo barroco, bem preservada.
Conhecida como uma das mais ricas de Olinda, sua construção foi iniciada em 1586, datando do século XVI. Posteriormente foi incendiada e destruída pelos holandeses, reconstruída a partir de 1654 e concluída em 1759.
Em 1998, a Igreja do Mosteiro de São Bento foi elevada à Basílica Menor pelo Papa João Paulo II, através da Carta Apostólica “Spectabile quidem”.
É tombada como patrimônio nacional e, juntamente com grande parte do centro histórico, também ostenta o título de Patrimônio Histórico Mundial, concedido pela UNESCO.
A primeira Escola de Direito do Brasil
O ensino de Direito no Brasil iniciou-se com a criação das escolas de direito de Olinda e de São Paulo, em 1827, com a promulgação da Lei de 11 de Agosto de 1827.
No mosteiro de São Bento, funcionou, durante 24 anos, a primeira Escola de Direito do Brasil, criada por lei imperial de Dom Pedro I.
A Faculdade de Direito de Olinda foi fundada em 11 de agosto de 1827, instalada em 15 de maio de 1828 e começou a funcionar em 2 de junho no mosteiro de São Bento, em área cedida pelos monges beneditinos, com 41 alunos; a primeira turma de bacharéis em Ciências Jurídicas do Brasil formou-se m 1832.
A inauguração foi celebrada com a iluminação da cidade por três dias consecutivos, uma grande solenidade com a presença de autoridades civis e eclesiásticas, salvas de artilharia e a celebração de missa em ação de graças.
E tudo começou aqui!