segunda-feira, 20 de julho de 2015

Benefícios do quiabo

22 surpreendentes benefícios do quiabo para a saúde

Muita gente faz careta quando escuta falar do quiabo.
É que a "baba" que caracteriza esse vegetal não é bem tolerada por algumas pessoas.
Mas é justamente graças à sua "baba" que o quiabo tem muitas propriedades medicinais.
O quiabo, de nome científico Abelmoschus esculentus, se desenvolve bem em regiões tropicais.
E a sua lista de benefícios à saude é extensa:
1. Reduz o colesterol: a fibra solúvel do quiabo ajuda na redução do soro (mau) colesterol e previne a aterosclerose.
2. Bom para a gravidez e desenvolvimento fetal: o quiabo é ótimo para as futuras mamães, pois ajuda no desenvolvimento do cérebro do feto e age na prevenção de abortos espontâneos.
3. Limpa a pele: o quiabo é rico em vitamina C e é muito bom para tratar psoríase, acne, prevenir a pigmentação da pele, e outras condições da pele.
4. Combate doenças nos órgãos genitais: o quiabo trata distúrbios genitais, como a sífilis, menstruação excessiva, leucorreia, disúria (dificuldade de urinar), gonorreia. Além disso, aumenta a potência sexual.
5. Bom para asma: ele pode reduzir os sintomas da asma graças à sua elevada quantidade de vitamina C, seus antioxidantes e suas propriedades anti-inflamatórias.
6. Diminui o risco de câncer de cólon: o quiabo com a sua fibra insolúvel limpa o trato intestinal, diminuindo o risco de câncer de cólon-retal.
7. Fortalece a imunidade: os antioxidantes do quiabo ajudam o sistema imunológico a lutar contra os radicais livres e outras ameaças.
8. Facilita a digestão: o quiabo e suas fibras, como a pectina, facilitam o trabalho dos órgãos responsáveis pela digestão.
9. Rica fonte de proteína: o quiabo é excelente fonte de proteína vegetal de primeira linha e de aminoácidos como triptofano.
10. Embeleza cabelos: o quiabo é um grande condicionador dos cabelos, combate a caspa e piolho, hidrata o couro cabeludo.
11. Melhora a disposição: o quiabo aumenta a energia e combate a fraqueza e a exaustão.
12. Atua contra a prisão de ventre: o alto teor de fibras e a "baba" do quiabo ajudam a facilitar os movimentos intestinais, funcionando como um laxante suave.
13. Propriedades probióticas: as boas bactérias do intestino prosperam com o quiabo, beneficiando a saúde do trato intestinal.
14. Ótimo para diabetes: o quiabo ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue.
15. Facilita a circulação: o quiabo ajuda a melhorar a estrutura dos capilares sanguíneos.
16. Combate doenças respiratórias: para o tratamento de bronquite e pneumonia faça uma decocção de folhas e flores de quiabo. Sua "baba" qualidade é um excelente remédio para o tratamento de gripe e resfriado.
17. Impede a anemia: o quiabo é fonte de ferro, que ajuda na produção de glóbulos vermelhos e na prevenção e combate à anemia
18. Evita a obesidade: as fibras do quiabo diminuem a compulsão alimentar, além de favorecer a desintoxição do organismo, dificultando o acúmulo de gordura corporal.
19. Controla o colesterol: o quiabo contém fibras que não só ajuda na eliminação de fezes, mas também no controle do mau colesterol.
20. Cura úlceras : quiabo é anti-inflamatório e fornece uma camada protetora temporária para o trato digestivo, acelerando a cicatrização de úlceras pépticas.
21. Fortalece os ossos: o quiabo contém folatos, cálcio, magnésio, vitamina K e, por isso, fortalece os ossos, previne a osteoporose e restaura a densidade óssea.
22. Protege a visão: o quiabo contém betacaroteno (precursor da vitamina A) e os antioxidantes luteína e zeaxantina, sendo, por isso, ótimo para prevenir problemas oculares como glaucoma e catarata.
Se você tem diabetes, aprenda uma excelente receita com quiabo para tratar a doença.
(Fonte - http://www.curapelanatureza.com.br/Facebook))

Foz do Rio Cocó

Foz do Rio Cocó e o encontro com o Oceano Atlântico, em Sabiaguaba/Fortal. Natureza Maravilha!

Almoço nortista

Um almoço bem a gosto dos nortistas: rabada ao tucupi.
Minha amiga Professora Gizelda Silveira trouxe do Acre os ingredientes (jambu e tucupi) e os tios Marlene Cruz e Paulo Sérgio Sérjão EP se encarregaram de preparar o suculento almoço desta segunda-feira.
Q delíciaaaaaa ...