quinta-feira, 5 de julho de 2012

Conhecendo o Metrofor

A linha Sul do Metrô de Fortaleza (Metrofor), que liga Parangaba a Pacatuba e atende 12 estações em três municípios, foi recentemente inaugurada (dia15.06) com festa e banda de forró, faixas, discursos e muita emoção.




O trecho tem 24 km de extensão em via dupla, sendo 18 deles em superfície, 3,9 subterrâneos , 2,2 em elevado e durou mais de 13 anos para ser concluído; em sua primeira viagem esteve simplesmente superlotado.




Atualmente em fase de teste e nessa "operação assistida", roda somente quatro horas diariamente, entre 8h e 12h, de segunda a sexta-feira, com espera de 20 minutos entre um carro e outro, transportando em média 450 passageiros por viagem, gratuitamente.




A outra parte da obra da linha Sul, que liga Parangaba ao Centro da cidade, deverá ser inaugurada até meados do próximo ano, quando então o trecho totalmente concluído contará com 20 estações e a expectativa é transportar 350 mil passageiros por dia, com a integração com os terminais de ônibus.




O Metrofor já recebeu oito trens de um total dos 20 carros adquiridos pelo Governo, todos produzidos na Itália.




Os vagões são totalmente climatizados, há muitos seguranças tanto nas estações, quanto durante a viagem dentro dos trens e a população esta muito feliz com a inauguração da obra.




Minhas amigas cearenses Fran Celebridade, Leidinha, Camila e eu conhecemos essa obra que, além do luxo, beleza, conforto e segurança, quando concluída irá contribuir para melhorar substancialmente o transito da capital cearense. O que já começou só com essa parte.