quarta-feira, 3 de abril de 2013

Padre Paolino Baldassari completa 87 anos de vida

O mais conhecido morador de Sena Madureira, padre Paolino Baldassari, completa nesta terça-feira, 2 de abril, 87 anos de vida. Liderança religiosa e uma espécie de embaixador do município, ele fala das necessidades do povo, das distorções que precisam ser corrigidas, das questões que exigem maior atenção do poder público, das más condutas dos políticos.

Nascido em Bologna, Itália, padre Paolino nunca gostou de comemorar o aniversário. “Eu nasci e minha mãe foi embora. No mesmo dia eu fiquei sozinho com meu pai. Uma senhora me dava água com açúcar, até que apareceu uma mulher que me deu o peito por sete meses. Depois o meu pai casou de novo, e foi uma maravilha. Uma vez disseram que a mulher do meu pai era minha madrasta, e eu fiquei injuriado. Dei até uns sopapos. Meu pai disse que era verdade, ela era minha madrasta. Mas eu achava isso muito negativo. Ela era minha mãe! Eu tive mãe, era ela”, revela.
Padre Paolino faz viagens a pé, a cavalo ou barco para levar o evangelho a comunidades isoladas. Antigamente, quando a maioria da população de Sena Madureira morava na zona rural e as distâncias e dificuldades eram maiores, as viagens duravam até seis meses. Hoje elas ainda acontecem uma vez por ano, mas duram cerca de 60 dias. Padre Paolino chegou a percorrer 300 quilômetros nessas missões – a mais recente não foi, na verdade, a última viagem nos planos do líder religioso. “Não vou discutir agora, mas não pretendo ficar parado”, afirma.
Padre Paolino é mais que um importante líder religioso de Sena Madureira, sempre foi solidário com o povo acreano. Navega pelos rios da região, leva palavras de conforto para as pessoas, além de fazer consultas e entregar donativos. Baldassari é um reconhecido ativista ambiental devido a sua liderança ligada à preocupação da comunidade em relação à preservação das florestas e dos meios de vida tradicionais, como do seringueiro, do castanheiro e do ribeirinho.- 3 de abril de 2013/Fonte Agência de Noticias

(Fonte - www.ac24horas.com)