sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Cataratas do Iguaçu e rio Amazonas: maravilhas da natureza

Cataratas do Iguaçu e rio Amazonas são escolhidos maravilhas da natureza
Bogotá, 11 nov (EFE).- O rio Amazonas e as cataratas do Iguaçu foram escolhidos hoje como novas maravilhas da natureza em uma votação pela internet, telefone e mensagens de texto na qual participaram milhares de pessoas. A essas maravilhas na América do Sul se somam a baía de Halong, no Vietnã; Komodo, na Indonésia; a ilha de Jeju, na Coreia do Sul; a montanha Mesa, na África do Sul; e o rio subterrâneo de Puerto Princesa, nas Filipinas, segundo os resultados da votação, ainda preliminares, divulgados pelo portal new7wonders.com. As Sete Novas Maravilhas da Natureza surgiram da votação das 28 candidaturas finalistas, escolhidas por um painel de especialistas após vários critérios entre as mais de 450 apresentadas. A votação terminou neste dia 11 de novembro de 2011 às 11 horas, 11 minutos e 11 segundos GMT. (11/11/2011 - 17h22 | do UOL Notícias).
(Fonte - http://noticias.bol.uol.com.br)
Rio Amazonas
A selva Amazonica também conhecida como a Floresta do Amazonas, com a dimenção de (1.700 milhões de acres) e com uma medida ao redor de 5,5 milhões de km² de floresta , ou seja (1.400 milhões de acres) e ocupa nove paises. A Amazonia representa mais da metade das selvas tropicais que existem no planeta, e contém a mais rica das espécies do sistema de florestas tropicais do mundo. Considerando que a sua estensão chega a 7.000.000 km², dividos entre nove paises da América do sul. A floresta Amazonas, se desenvolve as margens do Rio Amazonas e da sua bacia de afluentes. As altas temperaturas desse „pulmão do planeta“ favorece o desenvolvimento de uma biodiversidade exuberante. O Rio Amazonas é o maior do mundo em volume de água e também em comprimento está entre os dez maiores do mundo e é também considerado que possui un quinto das águas dos rios do mundo com a maior bacia de afluentes e em tamanho também com os seus 6.800 km. É o mais largo do mundo e com a maior rede de afluentes. É tao largo que nao existe nenhuma ponte que o atravesse.
Cataratas do Iguaçu
As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de 275 quedas de água localizadas entre o Parque Nacional do Iguaçu (Paraná/ Brasil) e o Parque Nacional Iguazú (Misiones/ Argentina). A área total dos parques corresponde a 252 mil hectares de floresta subtropical. O Parque Nacional argentino foi criado em 1934, e o Parque Nacional brasileiro em 1939, tendo como propósito administrar e proteger o manancial e o conjunto do meio ambiente ao redor. Ambos passaram a ser considerados Patrimônio da Humanidade em 1984 e 1986, respectivamente. Desde 2002, o Parque Nacional do Iguaçu é um dos mais importantes sítios ecológicos da América do Sul. Historicamente, o primeiro europeu a encontrar as Cataratas do Iguaçu foi o espanhol Álvar Núñez Cabeza de Vaca, no ano de 1542.
(Fonte - http://www.new7wonders.com)

Poesia

Languidez
Fecho as pálpebras roxas, quase pretas, / Que poisam sobre duas violetas, / Asas leves cansadas de voar... / E a minha boca tem uns beijos mudos... / E as minhas mãos, uns pálidos veludos, / Traçam gestos de sonho pelo ar... /
(Florbela Espanca)