quarta-feira, 22 de maio de 2019

Chico Buarque conquista "Prêmio Camões" 2019

Prêmio Camões 2019 é de Chico Buarque
(Agência Brasil-21 de maio de 2019)


Compositor, cantor, dramaturgo e escritor carioca foi homenageado pelo conjunto da obra
O compositor, cantor, dramaturgo e escritor carioca Chico Buarque, 74 anos, é o ganhador do 31º Prêmio Camões. O prêmio foi concedido nesta terça-feira 21 e levou em consideração o conjunto da produção literária do artista.

Considerado o principal prêmio de literatura em língua portuguesa, o Camões foi instituído em 1989 pelo Brasil e por Portugal. De acordo com o Ministério da Cultura de Portugal, a escolha reconhece anualmente “escritor cuja obra contribua para a projeção e o reconhecimento da língua portuguesa”.
Chico Buarque estreou como escritor de ficção em 1974, com a novela Fazenda Modelo. Em 1979, publica o livro infantil Chapeuzinho Amarelo. O primeiro romance, Estorvo, foi lançado em 1991. Quatro anos depois lança o segundo, Benjamin. Em 2003, publica Budapeste; em 2009, Leite Derramado e em 2014, Irmão Alemão. Ele escreveu as peças de teatro Roda Viva (1968); Calabar (1972); Gota D’Água (1974) e Ópera do Malandro (1978).

O autor é o 13º brasileiro a receber o prêmio que já foi conferido, entre outros, a Raduan Nassar (2016), Ferreira Goulart (2010), Lygia Fagundes Telles (2005) e Jorge Amado (1994).

A premiação foi anunciada pela Biblioteca Nacional pelas redes sociais. O júri da 31ª edição do Prêmio Camões se reuniu na sede da biblioteca no Rio de Janeiro nesta terça-feira. Chico Buarque vai receber 100 mil euros pelo prêmio.

O júri foi formado por Manuel Frias Martins, professor da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e presidente da Associação Portuguesa de Críticos Literários; Clara Rowland, professora associada da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa; Antonio Cícero, ensaísta brasileiro e poeta; Antonio Hohlfeldt, professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Ana Paula Tavares, poeta angolana e professora universitária em Lisboa (Angola); Nataniel Ngomane, professor da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane em Moçambique.

(Fonte-Carta Capital/Facebook)
(Fonte Ilustração - Google)

Feliz Dia do Abraço

22 de junho - Dia do Abraço
Feliz Abraço para todos os meus amigos queridos

"Não há uma aproximação mais terna que o abraço. Esse contacto que junta os corações, diminui a distância e aquece a pele. É como se trouxéssemos a outra pessoa para perto com tudo o que ela carrega: amores, saudades, o cheiro da infância, a vontade de ficar, os medos, as dúvidas e cada sonho estampado na alma. Abraçar é esse laço externo que faz carinho por dentro".
(Wanderly Frota)
(Fonte = Facebook)

Peixinho especial


Por incrível q pareça, ontem, numa clínica onde fui fazer umas radiografias, encontrei algo inimaginável: um lindo peixinho amarelo mergulha até o fundo do aquário e lá suga, sorve, engole ou absorve (não sei qual a palavra certa) bastante areia e depois sobe e vai nadando e jogando ou soprando essa areia. Repete o feito incansavelmente. E com essa nova experiência, é forçoso concluir: “Quanto mais se vive, mais se aprende”. Amei ❤️❤️❤️

Morro do Chapéu/RN



Morro do Chapéu - Seridó/RN

Já passamos por aí, qdo fomos do Acre a São Miguel/RN e Fortaleza/CE de carro, viagem q demorou 5 noites e seis dias na estrada ... Como sou discreta e respeito as escolhas alheias (apesar de não ter havido reciprocidade), não vou nominar meu companheiro da época p não causar discórdia no novo ninho do "ex" e nem ferir suscetibilidades. E nem vale a pena pq "águas passadas não movem moinhos". Mas a viagem foi maravilhosa, inesquecível. Esse nosso Brasil é muito lindoooooooo. Amoooooooo viajar.
(Fonte - Facebook)

Azeitona X Colesterol

Comer azeitona ajuda a diminuir o colesterol
Tatiana Zanin
Nutricionista
As azeitonas são os frutos que dão origem ao azeite de oliva, trazendo benefícios para a saúde como:

Reduzir o colesterol ruim, por ser ricas em gorduras monoinsaturadas;
Prevenir aterosclerose, por ser rica em flavonas, que são fortes antioxidantes;
Prevenir trombose, por ter ação anticoagulante;
Reduzir a pressão arterial, por facilitar a circulação sanguínea;
Prevenir câncer de mama, devido às gorduras monoinsaturadas;
Melhorar a memória e proteger contra retardamento mental.
Para obter seus benefícios, a quantidade recomendada de consumo é de 7 a 8 azeitonas por dia. No entanto, em casos de pressão alta deve-se reduzir a ingestão para 2 ou 3 azeitonas por dia, devido ao sal presente na conserva dessas frutas.
Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de azeitonas verdes e pretas em conserva.
Componentes Azeitona Verde Azeitona Preta
Energia 137 calorias 194 kcal
Proteína 0,9 g 1,2 g
Carboidratos 4,1 g 5,5 g
Gorduras 14,2 g 20,3 g
Gorduras saturadas 2,3 g 3,5 g
Gorduras monoinsaturadas 8,3 g 11 g
Gorduras polinsaturadas 1,0 g 3 g
Fibra alimentar 3,8 g 4,6 g
Sódio 1347 mg

1567 mg

As azeitonas são vendidas em conserva porque o fruto natural é muito amargo, sendo difícil de consumir. Assim, a salmoura da conserva melhora o sabor dessa fruta, que pode ser adicionada em carnes, arroz, massas, salgados, pizzas e molhos.
Receita de Patê de azeitona

Ingredientes

3/4 xícara de azeitona preta sem caroço
100 g de creme de leite light
100 g de ricota
2 colheres de azeite de oliva extra virgem
Sal a gosto

Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador e deixar na geladeira para gelar. Servir com pãezinhos ou torradas.

Veja Remédios e receitas caseiras para baixar o colesterol naturalmente
(Fonte - https://www.tuasaude.com/Facebook)