domingo, 16 de fevereiro de 2014

Parabéns, Mary Quant!

Criadora da minissaia faz 80 anos
Figura emblemática do “Swinging London”, período de efervescência cultural na segunda metade dos anos 60, a audaz britânica criadora da minissaia, Mary Quant, celebra na terça-feira seus 80 anos com um olhar entusiasmado sobre a moda atual “dedicada às pernas” e à condição feminina.
Ainda que confesse certa nostalgia “da efervescência e da inovação” da Londres dos anos 60, Mary Quant considera que “hoje em dia é maravilhoso ser uma mulher”.
“As mulheres aproveitam mais do que nunca suas vidas”, disse a mulher que revolucionou a moda feminina popularizando a minissaia, as meias coloridas e a maquiagem.
“Uma nova espécie de superwoman apareceu”, diz com admiração em sua última autobiografía, publicada em 2012: “Evoluem como atletas, sentam-se como homens, com os joelhos separados. Seus filhos adotam os sobrenomes de suas mães. (...) Elas têm o controle”.
Mary Quant é viúva, tem um filho, três netos e vive em Surrey (sudoeste de Londres). Em 2000, vendeu aos japoneses sua marca de cosméticos, identificada pelo logotipo em forma de flor.
Sua estreia no mundo da moda foi compartilhada com o homem que seria mais tarde seu marido, Alexander Plunket Greene. O que atraiu a atenção primeiro foi o estilo excêntrico das roupas da jovem estudante que conheceu na faculdade de arte de Goldsmiths, Londres.
Em 1955 o casal abriu junto com um amigo a primeira loja, chamada Bazaar, no bairro Chelsea. A loja de roupas e acessórios, junto com um restaurante no sótão, transformou-se em ponto de encontro de jovens e artistas. Atraiu celebridades da época, como Brigitte Bardot, Audrey Hepburn, Beatles e Rolling Stones.
Mary Quant criou saias e vestidos curtos, com modelagem simples e cores vivas, expostos em vitrines extravagantes. Adepta das formas geométricas, círculos, contrastes de cores e incorporação de materiais como o PVC, Mary Quant promoveu uma moda alegre, lúdica, sem esnobismo.
A personalidade e o estilo conhecidos e fáceis de identificar de Mary Quant, com sua famosa franja morena esculpida por Vidal Sassoon, contribuíram para fazer dela “a estilista de moda mais famosa” da Grã Bretanha, segundo especialistas.
(Fonte – www.opovo.com.br)

Horário de Verão

Acabou o Horário de Verão, minha genteeeeeeeeeeee.

O nosso querido, distante e amado Estado do Acre durante a vigência do tal horário, fica com uma diferença de 3 horas para a capital da República; agora, com o retorno ao horário normal, fica ainda simplesmente com 2 horas a menos que Brasília. É o nosso fuso ... Afffffffffff

Polêmica: Jericoacoara pode ser privatizada

Jericoacoara pode ser privatizada
Técnicos dos ministérios do Planejamento e do Meio Ambiente visitaram o município de Jijoca nesta semana e reuniram moradores para apresentar uma ideia polêmica: a privatização do Parque Nacional de Jericoacoara. Isso mesmo! Apregoando uma Parceria Público-Privada (PPP), o governo federal quer passar para o controle de uma empresa privada toda a administração do Parque Nacional de Jericoacoara. Essa empresa passaria a controlar todo o fluxo de visitantes e até cobrar pela entrada. Além disso, teria direito de construir hotéis e restaurantes em diversas localidades, incluindo a famosa duna do pôr do sol. Os cálculos apresentados pelos consultores levam a um faturamento anual de mais de R$ 60 milhões para a empresa que ganhar a licitação, o que representa o dobro do orçamento da Prefeitura de Jijoca. O Instituto Chico Mendes, esvaziado desde sua criação, é quem responde no momento pelo parque. O deputado estadual João Jaime (DEM), que tem atuação política na área, está cobrando posição do Ministério Público Federal sobre o fato. (VERTICAL 15/02/2014/Eliomar de Lima eliomar@opovo.com.br)

(Fonte - www.opovo.com.br)