terça-feira, 24 de março de 2015

24 de março - Dia de Padim Ciço

Padre Cícero, um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos".
Cícero Romão Batista nasceu em 24 de março de 1844, no Crato/CE e faleceu em 20 de julho de 1934, em Juazeiro do Norte/CE.
Na infância, aos 12 anos, fez voto de castidade por influência da leitura da vida de São Francisco de Sales.
Foi ele um sacerdote católico e sua ordenação ocorreu no dia 30 de novembro de 1870; por seu carisma e simplicidade conquistou a devoção popular e o apelido carinhoso de “meu Padim Ciço”.
Era político filiado ao extinto Partido Republicano Conservador (PRC), foi o primeiro prefeito de Juazeiro do Norte (1911) quando a vila foi elevada a categoria de cidade; em 1926 foi eleito deputado federal, porém não assumiu o parlamento.
Foi escolhido "O Cearense do Século" em votação promovida pela TV Verdes Mares/Globo, em março de 2001.
Foi eleito um dos "100 maiores brasileiros de todos os tempos" em concurso realizado pelo SBT/BBC, em julho de 2012.
Conquistou fama de milagreiro por todo o Nordeste quando, em 1889, durante uma missa, a Hóstia ministrada por ele à religiosa Maria de Araújo se transformou em sangue na boca da beata, fato que tornou a se repetir várias vezes durante dois anos. Era o milagre de Juazeiro.
Em sua homenagem foi erigida a estátua do “Padim Ciço” , com 27 m de altura, na colina do Horto de Juazeiro do Norte (Região do Cairiri), onde também se abrigam um museu e uma igreja.
O monumento é considerado o terceiro maior do mundo feito em concreto armado; foi inaugurada em 1° de novembro de 1969 e é um dos pontos turísticos mais visitados da região.
“Padim Ciço” é Santo na concepção popular e ao visitar a estátua deve-se passar três vezes embaixo da bengala, gesto que traz sorte e bênçãos.
O sacerdotefaleceu em Juazeiro do Norte em 20 de julho de 1934, aos 90 anos. Encontra-se sepultado ali mesmo, na Igreja de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.
(Fonte fotos - Internet)

TOSTÃO DE CHUVA
(Oswald de Andrade)

Quem é Antonio Jerônimo? É o sitiante
Que mora no Fundão
Numa biboca pobre. É pobre. Dantes
Inda a coisa ia indo e ele possuía
Um cavalo cardão.
Mas a seca batera no roçado…
Vai, Antônio Jerônimo um belo dia
Só por debique de desabusado
Falou assim: “Pois que nosso padim
Pade Ciço que é milagreiro, contam,
Me mande um tostão de chuva pra mim”.
Pois então nosso “padim” padre Cícero
Coçou a barba, matutando, e disse:
“Pros outros mando muita chuva não,
Só dois vinténs. Mas pra Antônio Jerônimo
Vou mandar um tostão”.
No outro dia veio uma chuva boa
Que foi uma festa pros nossos homens
E o milho agradeceu bem. Porém
No Fundão veio uma trovoada enorme
Que num átimo virou tudo em lagoa
E matou o cavalo de Antônio Jerônimo.
Matou o cavalo cardão.

Descoberta: Fezes humanas podem conter ouro e metais preciosos

Fezes humanas podem conter ouro e metais preciosos, afirmam cientistas | O POVO
(Fonte - www.opovo.com)

Chuvas aumentam níveis de reservatórios no Ceará

Chuvas aumentam níveis de reservatórios no Ceará | O POVO
(fonte - www.opovo.com.br)

Bom Dia!

(Fonte - Facebook)

Criatividade ... Fla 2 X 1 Vasco

(Fonte - Facebook)

Batata Doce e seus benefícios

7 Benefícios da Batata Doce

A batata doce é um dos alimentos mais nutritivos do mundo. A Batata Doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina “responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras”. Rica em fibras, ela também é fonte de ferro, vitamina C e potássio, além de apresentar alto teor de vitamina E, conter vitamina A e C.

Batata Doce

Aqui estão os 7 benefícios da batata doce para saúde.

Batata Doce é Rica em Antioxidante: A Batata Doce é uma excelente fonte de Vitamina A e Vitamina C, Elas são de valor inestimável para a prevenção de diversos tipos de câncer. A pesquisa mostrou que o pigmento antocianina antioxidante é abundante no amido da Batata Doce, o que pode diminuir os perigos apresentados por metais pesados e dos radicais de oxigênio.

Outras propriedades antioxidantes são produzidos por enzimas de armazenamento encontrados na Batata Doce. Quando danificado, ocorre liberações das enzimas que existe na batata com isso ajudar a curar a si mesmo, uma capacidade dos antioxidante no nossos trato gastrointestinal também podem tirar vantagem.

Batata Doce é Anti-inflamatório: A Batata Doce tem propriedades anti-inflamatórias, graças à vitamina C, vitamina B6, beta-caroteno, e manganês. Elas são eficazes na cura de inflamações internas e externas. A Inflamação reduzida foi demonstrada em tecido de cérebro e tecido nervoso em todo o corpo após o consumo da Batata Doce.

Artrite: Batatas doces são ricos em beta-criptoxantina, que ajudar na prevenção de doenças inflamatórias crônicas, como a artrite reumatóide. Estudos descobriram que aqueles que comiam alimentos ricos em beta-criptoxantina foram 50% menos propensos a desenvolver artrite inflamatória do que aqueles que comiam muito desses alimentos. Apenas uma porção por dia dos alimentos que contenham beta-criptoxantina como a batata doce, você ja fica com grandes benefício para sua saúde.

Além disso, a vitamina C da batata doce ajuda a manter o colágeno e reduz o risco de desenvolvimento de algumas formas de artrite.

Açúcar no sangue: Os carotenóides nas batata doce pode ajudar seu corpo a responder à insulina e estabilizar o açúcar no sangue. As batatas doces também tem uma quantidade significativa de vitamina B6, ajudando na resistência na doença do coração diabético. Seu alto teor de fibra solúvel auxilia na redução tanto de açúcar no sangue como no colesterol, e sua abundância de ácido clorogênico pode ajudar a diminuir a resistência à insulina.

Úlceras do estômago: A batata doce é um calmante para o estômago. As vitaminas do complexo B, vitamina C, potássio, beta-caroteno, e de cálcio, podem ajuda na cura de úlceras no estômago. As fibras ajuda a prevenir a prisão de ventre e acidez, conseqüentemente, reduzindo a possibilidade de úlceras. As propriedades anti-inflamatórias também aliviar a dor e a inflamação das úlceras.

Enfisema: Batata doce fornece mais de 90% das necessidades de vitamina A do corpo. Os pesquisadores descobriram que os fumantes devem comer alimentos ricos em vitamina A, como enfisema e muitas outras doenças pulmonares pode ser causada por uma deficiência de vitamina A associados ao tabagismo.

Aparelho digestivo: Batatas doces são uma boa fonte de fibra dietética, ajudando a promover um sistema digestivo saudável. A investigação descobriu que eles também podem ajudar a limpar metais pesados como arsênio e mercúrio do trato digestivo.

(Fonte – meusaude.com/Facebook)

Chuvas fortes derrubam árvores e alagam ruas em Fortaleza


Chuvas fortes derrubam árvores e alagam ruas em Fortaleza | O POVO
(Fonte - www.opovo.com.br)