terça-feira, 14 de abril de 2015

Detergente natural e caseiro para lavar louça

Detergente natural e caseiro para lavar louça
Se existe um produto que é muito usado nas casas brasileiras, das mais diferentes classes sociais, este é o detergente para lavar louça. O problema é que a grande maioria não é biodegradável e acaba contaminando o meio ambiente. Por isso, separamos uma receita fácil de detergente natural e caseiro para lavar louça que você pode preparar e, assim, além de ter uma casa mais ecológica, economizar um bom dinheiro! Veja a receita!

Detergente para lavar louça industrializado
Muitos destes detergentes possuem substâncias nocivas ao meio ambiente que, quando caem em redes de esgoto pouco preparadas para um tratamento adequado dos resíduos domésticos e industriais, acabam contaminando a água e o solo. Uma boa solução adotada em muitas casas é o uso de sabão em barra. Outra opção é preparar o seu próprio detergente para lavar louça, como este da nossa receita.

Receita de detergente natural e caseiro para lavar louça
Ingredientes

200 g de sabão de coco em barra
3 colheres (40 g) de bicarbonato de sódio
3 litros de água
50 ml de álcool
10 ml de óleo essencial de limão ou laranja (opcional)
Você vai precisar de uma panela bem grande, 1 ralador e recipiente para as embalagens dos detergentes

Modo de fazer
O primeiro a fazer é ralar o sabão de coco. Depois esquente a água na panela e adicione o sabão já ralado. Assim que o sabão dissolver, desligue o fogo, acrescente o bicarbonato, o álcool e o óleo essencial. Misture tudo muito bem durante uns cinco minutinhos, deixe repousar por 1 h. Aí é só distribuir o detergente nas embalagens. Como todo produto de limpeza, deixe fora do alcance das crianças!

(Fonte - http://lar-natural.com.br/facebook))

Como eliminar o excesso de ácido úrico do seu organismo

Como eliminar o excesso de ácido úrico do seu organismo
Cálculos renais
O ácido úrico é um composto orgânico formado pelo nosso organismo através da decomposição da purina (presente em certos alimentos).

O excesso de ácido úrico (ou hiperuricemia) acumula-se nos rins e nas articulações causando dores fortes.
Quando se acumula nos rins este ácido cristaliza levando ao aparecimento de cálculos renais. Quando se acumula nas articulações provoca uma doença chamada gota.

Causas para o nível elevado de ácido úrico:

Dietas à base de alimentos ricos em purinas;
Problemas renais, quando estes não conseguem excretar o ácido úrico através da urina;
Períodos de jejum e perda rápida de peso pode aumentar, temporariamente, os níveis de ácido úrico.

Beber água ajuda a eliminar o excesso de ácido úrico

Dicas para manter os níveis normais do ácido úrico:

Dietas loucas de emagrecimento abrupto podem levar ao aumento do nível de ácido úrico;
Evitar bebidas alcoólicas, especialmente vinho e cerveja (ricos em purinas). Para quem sofre de Gota deve evitar o álcool por completo;
Beba muita água. Deve manter o seu organismo bem hidratado pois a água ajuda a diluir o ácido úrico e estimula os rins a expeli-lo.

Alimentos ricos em purinas aumentam os níveis de ácido úrico

Lista de alimentos ricos em purinas e que aumentam os níveis de ácido úrico:

Carne bovina;
Atum, arenque, anchovas;
Cerveja, vinho e refrigerantes;
Certos vegetais como: couve-flôr, espargos, espinafres e cogumelos.

Tratamentos naturais contra o excesso de ácido úrico

Tratamentos naturais:

Limão – O elevado nível de ácido cítrico presente nos limões ajuda a expulsar os cristais de ácido úrico dos rins. Beba todas as manhãs 1 a 2 copos de sumo de limão misturado com água fria (sem açúcar);
Maçãs – O ácido málico presente nas maçãs neutraliza o ácido úrico e proporciona um certo alívio a quem sofre de gota. Coma uma maçã depois de cada refeição ou beba sumo de maçã a acompanhar as refeições;
Bananas – As bananas são ricas em vitamina C logo ajudam a reduzir elevados níveis de ácido úrico. Estas ajudam na liquidificação do ácido úrico para que este seja facilmente filtrado pelos rins e excretado através da urina. Também ajuda a evitar a cristalização de ácido úrico nas articulações;
Cerejas – As cerejas previnem a inflamação. As antocianinas presentes nas cerejas impedem a cristalização do ácido úrico. Coma 20 a 25 cerejas por dia.
Gengibre – Conhecido por ser um anti-inflamatório natural ajuda a reduzir as inflamações causadas pelo excesso de ácido úrico. Beba 2 a 3 chávenas de chá de gengibre por dia.
Vinagre de maçã - É um desintoxicante e purificador natural. Ajuda a eliminar o ácido úrico da corrente sanguínea. Junte uma colher de chá de vinagre de maçã a um copo de água e beba.
Dieta rica em alimentos integrais e frutas – evite alimentos processados e o pão branco.

(Fonte - http://dicasnaturais.com/Facebook)

Homenagem póstuma a Eduardo Galeano

Homenagem póstuma a Eduardo Galeano
"O diagnóstico e a terapêutica"

O amor é uma das doenças mais bravas e contagiosas. Qualquer um reconhece os doentes dessa doença. Fundas olheiras delatam que jamais dormimos, despertos noite após noite pelos abraços, ou pela ausência de abraços, e padecemos febres devastadoras e sentimos uma irresistível necessidade de dizer estupidezes. O amor pode ser provocado deixando cair um punhadinho de pó de me ame, como por descuido, no café ou na sopa ou na bebida. Pode ser provocado, mas não pode impedir. Não o impede nem a água benta, nem o pó de hóstia; tampouco o dente de alho, que neste caso não serve para nada. O amor é surdo frente ao Verbo divino e ao esconjuro das bruxas. Não há decreto do governo que possa com ele, nem poção capaz de evitá-lo, embora as vivandeiras apregoem, nos mercados, infalíveis beberagens com garantias e tudo.

(Eduardo Galeano, escritor, poeta, ensaísta, historiador e ficcionista uruguaio, autor de grandes obras como “As Veias Abertas da América Latina, O Livro dos Abraços”, nascido em 3.09.1940 e falecido em 13.04.2014, em Montevidéu).

Imortais

Charge Clayton 14/04/2015 | Brasil | O POVO Online
(Fonte - www.opovo.com.br)