quinta-feira, 15 de março de 2012

Viagem a São João do Jaguaribe

São João do Jaguaribe
O município de São João do Jaguaribe, um dos núcleos mais antigos do Ceará, situa-se no baixo Jaguaribe, a 215 km da capital Fortaleza. A cidade surgiu no início do Século XVIII, quando padres Beneditinos aí se instalaram, construíram casas residenciais e edificaram de taipa a capela de São João Batista do Jaguaribe, o protetor da cidade, que deu origem a Igreja-Matriz, concluída em 1924.
Maior rio seco do mundo
O Rio Jaguaribe, que em tupi-guarani significa “rio das onças”, com 610 km, é o maior curso de água do território cearense; ele ostenta o título de “maior rio seco do mundo”, porque seus braços chegam a desaparecer em épocas de seca, voltando a ganhar volume e extensão na época das chuvas. No leito do rio Jaguaribe foram construídos os dois maiores açudes cearenses: o Orós e o Castanhão.
Carnaval
O carnaval popular de Jaguaribe em 2012 foi realizado pela Prefeitura Municipal às margens do rio Jaguaribe. Várias foram as atrações da festa carnavalesca: participação da turma da terceira idade, torneio de futebol por trás do palco, à beira do rio, além da reinauguração da Passagem Molhada sobre o Rio Jaguaribe, habilitada para o tráfego de carros, caminhões e para atender mais de duas mil famílias de 12 comunidades que moram do outro lado do rio. Apesar de muita chuva que desabou sobre a cidade, (essa foto mostra uma nuvem carregada) a festa momesca foi um sucesso.
Passagem Molhada
Com 200 metros de extensão (130m deles foram recuperados), a passagem molhada de São João do Jaguaribe está a 1,8m acima do nível atual do rio; a passagem anterior foi destruída durante uma cheia do Jaguaribe. O passeio a essa linda cidade foi muito proveitoso e estive acompanhada da amiga cearense Ramira;lá visitamos o síto Boa Vista, propriedade de sua bela prima Delvia e sua tia Idelzuite Freire, tia do Prefeito da cidade, Zé Carlos.