terça-feira, 13 de março de 2012

Irmã Dulce, o anjo bom do Brasil

"Miséria é falta de amor entre os homens!" - Irmã Dulce
Fiéis e admiradores da vida e da obra da Bem-aventurada Dulce dos Pobres voltarão a se reunir no dia 13 de março, às 9h, para a missa em memória dos 20 anos do falecimento de Irmã Dulce. A cerimônia será presidida pelo arcebispo emérito e cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, no Santuário da freira baiana – localizado na Avenida Bonfim (Largo de Roma). Nascida em 26 de maio de 1914, na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, o Anjo Bom do Brasil, faleceu no dia 13 de março de 1992, aos 77 anos, no Convento Santo Antônio, situado no bairro de Roma. O interesse pela vida religiosa começou a se manifestar já no início da adolescência, quando aos 13 anos de idade já atendia doentes no portão de sua casa, no bairro de Nazaré. Em 1933, a jovem ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, em São Cristóvão (Sergipe). No mesmo ano recebeu o hábito e adotou, em homenagem à sua mãe, o nome de Irmã Dulce. A religiosa, beatificada em maio de 2011 e atualmente em processo de Canonização, fundou em 1959 as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID). A instituição abriga hoje o maior complexo de atendimento 100% gratuito em saúde do país, com mais de 5 milhões de atendimentos ambulatoriais por ano. A entidade é formada por 17 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social e Educação, dedicando-se ainda à Pesquisa Científica, Ensino Médico e preservação e difusão da história de sua fundadora.
Sementes de Amor
É preciso ver no sofrimento não apenas a dor, mas também um tesouro que devemos saber explorar em benefício da nossa alma. O amor supera todos os obstáculos, todos os sacrifícios. Por mais que fizermos, tudo é pouco diante do que Deus faz por nós. Tudo o que vai com Deus e com fé vai bem. A beleza está nas pessoas, nas plantas, nos bichos, em todas as coisas de Deus. É mais intensa ainda nos olhos de quem consegue ver, acima da simplicidade, a beleza com que ele criou cada pequeno detalhe da vida.
Caridade
Se o pobre representa a imagem de Deus, então nunca é demais o que fazemos pelos pobres. O importante é fazer caridade, não falar de caridade. Compreender o trabalho em favor dos necessitados como missão escolhida por Deus. Cristo nos ensinou a dar o anzol e não o peixe àquele irmão necessitado. Mas também nos disse para dar água a quem tem sede e pão aos que têm fome. Então é preciso entender que um faminto pode não ter forças nem mesmo para pescar. Nesse caso, antes de lhe dar o anzol, precisamos lhe dar a água e o pão.
Questão social
Não há nada mais forte que um povo inspirado pela fé. Às vezes amanheço sem nada em casa, e, quando volto, tenho sempre o necessário para aquele dia. A minha política é a do amor ao próximo. Miséria é falta de amor entre os homens. Deus não gosta de insensíveis.
A essência humana
A preocupação com os bens materiais é natural, faz parte da vida do homem. Mas o importante, o que de fato valoriza a vida, são os gestos que rendem juros e correção na conta aberta em nome de cada um de nós no banco do céu. Sempre que puder, fale de amor e com amor para alguém. Faz bem aos ouvidos de quem ouve e à alma de quem fala.
A Obra
Foi o nosso povo, com a sua fé, e sob a inspiração de Deus, que construiu toda essa obra. Quando nenhum hospital quiser aceitar algum paciente, nós aceitaremos. Essa é a última porta e por isso eu não posso fechá-la. A gente vive em função da vida dos pobres. Vivemos os problemas deles o pobre, o doente que vem à nossa porta, é um outro Cristo que nos procura. E nós devemos recebê-lo de braços abertos, fazendo tudo por ele. Se fosse preciso, começaria tudo outra vez do mesmo jeito, andando pelo mesmo caminho de dificuldades, pois a fé, que nunca me abandona, me daria forças para ir sempre em frente. Esta obra não é minha. É de Deus. E o que é de Deus permanece para sempre. (Fonte - http://www.irmadulce.org.br)

Oscar 2012

A 84ª edição da premiação mais famosa do cinema, que tem por objetivo o reconhecimento da excelência de profissionais da indústria cinematográfica, organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, ocorreu na noite de domingo, 26 de março, no Hollywood and Highland Center (antigo Kodak Theatre), em Los Angeles/Califórnia.
Os ganhadores de 2012 são:
Melhor Filme
- O artista
Melhor Diretor
- Michel Hazanavicius – (O artista)
Melhor Ator
- Jean Dujardin – (O artista)
Melhor Atriz
- Meryl Streep – (A dama de ferro) – (A atriz já foi premiada 3 vezes com o Oscar de Melhor Atriz)
Melhor Ator Coadjuvante
- Christopher Plummer – (Toda forma de amor) (Aos 82 anos, o ator intérprete do lendário 'Capitão Georg von Trapp'; do filme “A Noviça Rebelde”, se tornou o ator mais velho a ser agraciado com um Oscar).
Melhor Atriz coadjuvante
- Octavia Spencer – (Histórias cruzadas)
Melhor filme em língua estrangeira
– (A separação - do Irã)
Melhor animação
– (Rango)
Melhor Documentário/longa-metragem
– (Undefeated)
Melhor Roteiro adaptado
– (Os descendentes)
Melhor Roteiro original
– (Meia-noite em Paris) (de Woody Allen)
Melhor Fotografia
– (A invenção de Hugo Cabret) (de Robert Richardson)
Melhor Direção de arte
– (A invenção de Hugo Cabret)
Melhor Figurino
– (O artista)
Melhor Maquiagem
– (A dama de ferro)
Melhor Edição
– (Os homens que não amavam as mulheres)
Melhor Edição de som
– (A invenção de Hugo Cabret)
Melhor Mixagem de som
– (A invenção de Hugo Cabret)
Melhor Efeitos visuais
– (A invenção de Hugo Cabret)
Melhor Trilha sonora original
– (O artista) (de Ludovic Bource)
Melhor Canção original
– (Man or Muppet), (de "Os Muppets"/ música e letra de Bret McKenzie
Melhor Curta-metragem
– (The Shore)
Melhor Documentário/curta - metragem
– (Saving Face)
Melhor Curta-metragem de animação
– (The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore)
(Fonte - Internet)