segunda-feira, 11 de julho de 2016

Festa de Santo Antônio de Barbalha

Barbalha, localizada no Vale do Cariri, inserida na Região Metropolitana do Cariri (RMC), é uma cidade de pé de serra, na região do sertão sul cearense, distante 553 km da capital alencarina. É também conhecida como "Terra dos verdes canaviais "e "Terra de Santo Antônio".
A mais tradicional expressão da cultura popular da cidade é a Festa de Santo Antônio de Barbalha, a famosa “Festa do Pau da Bandeira”, que acontece anualmente.
Sua origem remonta a 1928, quando o pároco José Correia de Lima, então vigário de Barbalha, promoveu o cortejo do mastro para hastear em seu topo a bandeira de Santo Antônio.
Desde então, essa manifestação religiosa transformou-se na maior atração turística da cidade, ocorrendo entre final de Maio até o dia 13 de Junho, data em que é homenageado Santo Antônio, culminando com o carregamento do mastro e posterior hasteamento da bandeira em frente à Igreja Matriz de Barbalha.
Durante o percurso, uma carroça com a “Cachaça do Padre" vai na frente dos homens que carregam o pau da bandeira, seguidos por uma multidão que acompanha o translado e o hasteamento. Na oportunidade, é tradição que os solteiros, homens e mulheres, toquem o pau, sempre uma árvore bem grande, sentem-se nele e bebam o chá de sua casca, (ou levem lascas da casca), tudo isso com o objetivo de conseguir um bom casamento.
A festividade conta com desfiles de grupos folclóricos, dança ao som de banda cabaçais, show de cantores famosos, apresentação de quadrilhas juninas, preces, barracas com comidas típicas, bares, artesanato, pirotecnia e diversas outras expressões artísticas.
Estive lá e participei da tradição: fiz um pedido bem alto, me abracei com o pau de Santo Antonio, peguei lascas da casca e saí muito feliz.
Meu Ceará é todo lindooooooo.