quinta-feira, 8 de março de 2012

Encontrando os amigos nas terras de Iracema

Família Santiago no point + acreano da Praia do Futuro: a barraca "América do Sol", em Fortal
Meus queridos amigos, o casal Carlinhos e Rosa Santiago, o belo Clodoaldo Neves e eu, na alegre tarde de sábado na Barraca América do Sol
O "batizado" do Capitão Paulo Fernandes nas cálidas águas do Atlântico
Capitão Paulo Fernandes aproveitando momentinhos de folga, na maravilhosa Praia do Futuro, em Fortal/CE
Um almoço bem reforçado: baião de dois, macacheira "fofolete" frita, salada e um delicioso pargo frito, prato típico nordestino.
Capitão Paulo Fernandes e a cearense Socorro, a conhecida "Baixinha do Queijo", amiga do peito e acreana de coração.
Capitão Paulo Fernandes, a cabeça do pargo e eu. Hummmmmmmm, que delícia!

8 de março - Dia Internacional da Mulher

MULHER – POEMA DE DEUS
Na verdade, tudo que Deus criou é pura poesia. Fico imaginando o momento supremo da Criação, aquele instante em que Ele olhou tudo ao seu redor, viu que era o resultado de um sonho divino, parou e criou também o homem. Em seguida, no auge de sua inspiração, criou a mulher. Contemplando sua obra-prima, observou cada detalhe (perfeição das curvas, sorriso, ternura, jeito de andar, olhar diferenciado) e exclamou: “Esta é a expressão mais linda do poema que trago dentro de mim!”.
Integrando esse universo feminino, sinto-me suspeita para falar sobre o que essa força representa no contexto mundial, sobretudo neste milênio. Até porque, todo ano, nesta data, a cena imaginária que acabei de descrever se torna real no meu coração, e só consigo ver a mulher assim, coroada pelo Pai, pronta para cumprir a missão que lhe foi confiada. Ou seja: fiel ajudadora, no papel de esposa e mãe; dotada de um amor incondicional capaz de suprir as carências da família, mantê-la unida e ser uma espécie de porto seguro em todas as gerações. Não é por acaso que esta frase existe: “Ao lado de um grande homem há sempre uma grande mulher”.
Vejo também que no coração de Deus já estava escrito que a mulher ostentaria um crachá único no processo da Criação, desenhado por Ele, contendo as regras celestiais que a levariam ao mais cobiçado pedestal: “... a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada”. A Bíblia fala que o Pai, após criar o homem, disse: “... far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Isso prova que alcançar esse pedestal só depende de cada uma de nós.
Encarando esse desafio, buscamos sempre a sabedoria do Alto para sermos aquela companheira, ungida por Deus, que passa às páginas da História Universal como exemplo da mão que embala o berço e governa nações; que se faz ponte e nunca abismo; que se vê coroada ao contemplar sua silhueta no espelho das águas de um rio, ou no espelho da própria alma. Bela por natureza, desde os tempos mais remotos a mulher é emoldurada em prosa e verso nas passarelas da vida; vestida de seda ou de chita, com manto real ou capa de sisal, morando em palácios ou sobre palafitas. Parabéns, mulher! Que o Senhor a abençoe e guarde, hoje e sempre!
(Essa linda homenagem é de autoria de minha amiga virtual Ruth Vianna, professora universitária e escritora premiada).