é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, administrada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBio, q tem por fim garantir "a integridade e o processo de evolução do conjunto de formações geológicas existentes em Ubajara".
Foi criado em 30.04.1959 por decreto do então Presidente da República, Juscelino Kubitschek de Oliveira, contendo uma área de 4.000 ha; posteriormente os limites foram alterados e sua área atual é de 6.288 hectares.
O Parque oferece caminhada pelas trilhas (Ibiapaba, Samambaia e Araticum), rica flora e fauna, riachos e cachoeiras, caverna, visão panorâmica do Mirante, localizado às margens do Riacho Gameleira e na borda da Chapada, tudo acompanhado por guias.
As grandes atrações são a Gruta de Ubajara, situada em uma depressão de 535 m de profundidade, cujo acesso pode ser feito pela trilha principal, íngreme, numa extensão de 7 km e percurso de 4 horas ou por meio da outra grande atração do local, o Teleférico (bondinho), com um percurso de 550 m e duração de 3 minutos, cuja operacionalização é responsabilidade da Secretaria de Turismo – SETUR/Governo do Estado. Atualmente, está em manutenção e não nos foi possível “passear” de bondinho.
A excursão da Francitour esteve lá e seus integrantes ficaram deslumbrados com tanta beleza cênica. Um verdadeiro deleite para os olhos, o corpo e a alma.
"Nosso" Ceará tem belezas inimagináveis.
Verdadeiramente, uma Natureza Maravilha!