quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

CULINÁRIA NORDESTINA

Definitivamente a melhor maneira de conhecer um lugar é apreciando sua gastronomia. No Brasil, a culinária faz jus ao titulo de país das diversidades. Isso porque ela deriva de todos os lugares do mundo.
Em cada região, a culinária é influenciada por uma parte do mundo. No nordeste essa influência predomina da portuguesa, indígena e africana.
Os pratos em sua maioria são compostos por vegetais cultivados pelos índios desde muito, muito, muito antes, além de carnes bovinas, peixes e frutos do mar, e varia bastante de estado para estado. A África está fortemente representada na culinária baiana e pernambucana com pratos completamente imperdíveis como a Buchada de Bode, o Vatapá, o Acarajé, Bobó de Camarão, Carne Seca com Abóbora, Carne de Sol, Casquinho e Caranguejo, Cozido Pernambucano, Cuscuz, Escondidinho, Moqueca de Sururu, Paçoca, Sarapatel e a Tapioca.
E não são apenas comidas salgadas, para os amantes de doces a culinária nordestina reserva iguarias como Melado e Rapadura, Baba de Moça, Beijinhos de Coco, Biscoito de Fubá, Bolo de Fubá, Bolo de Mandioca, Pudim de Tapioca com Baba de Moça.
São inúmeros pratos capazes de te levar a uma verdadeira viagem por entre os mais diversificados sabores, e as mais incríveis misturas. Se estiver passando uma temporada no nordeste, prepare-se para embarcar nesta aventura pela história do Brasil.

(Fonte - Kantinhos de Natal/Facebook)