terça-feira, 17 de maio de 2022

CURIOSIDADE

Marie Curie, a cientista polonesa Maria Skoldowska nascida em Varsóvia em 7 de novembro de 1867, foi a primeira mulher a ganhar dois Prêmios Nobel em áreas científicas. Ainda jovem mudou-se para Paris e ali licenciou-se em primeiro lugar em Ciências Matemáticas e Física, na Sorbonne, onde foi Professora, sendo a primeira mulher a lecionar no famoso estabelecimento de ensino. Foi a fundadora do Instituto do Rádio, em Paris. Casou-se com o professor de Física Pierre Curie. Ela, seu marido Pierre Curie e Henri Becquerel ganham o Prêmio Nobel de Física em 1903, pelo trabalho desenvolvido em radiação. Já em 1911, conquista o Prêmio Nobel de Química, pelo trabalho desenvolvido em radioatividade, palavra por ela cunhada. As descobertas se deram através da concentração de várias classes de pechblenda, que isolaram dois novos elementos químicos. O primeiro foi nomeado Polónio, em homenagem à sua terra Natal, e o outro Rádio, devido à sua intensa radiação, do qual conseguiram obter em 1902 0,1 g. Em 4 de julho de 1934, falece de câncer de sangue causado por exposição à radiação. Foi também laureada com outro Prêmio Nobel, este após sua morte: sua filha mais velha, Irène Joliot-Curie, recebeu pela mãe o segundo Prêmio Nobel de Química, em 1935, que lhe foi atribuído no ano seguinte à sua morte. Em 1995 seus restos mortais foram transladados para o Panteão de Paris, tornando-se a primeira mulher ali sepultada. O elemento 96 da tabela periódica, o Cúrio, símbolo Cm foi batizado em honra do Casal Curie. (Fonte - Facebook)

Eclipse total da LUA

Eclipse total da LUA - Fenômeno registrado na madrugada de segunda-feira (16) e observado em todo Brasil e demais países do planeta Terra. Como em todo eclipse lunar total, satélite adquiriu uma tonalidade avermelhada, a chamada LUA de SANGUE. Em todo eclipse lunar total se observa a chamada “lua de sangue” – termo usado popularmente, mas não adotado tecnicamente pelos astrônomos, e que se refere ao tom avermelhado que a Lua assume quando entra na fase máxima de sombreamento. Essa mudança de cor é provocada pelos mesmos fatores que fazem o céu ser azul. Sol, Terra e Lua ficaram alinhados, e nosso planeta bloqueou a passagem dos raios solares até o satélite. A forma como a luz de cores vermelho e laranja é “desviada” ao passar pela atmosfera da Terra e reflete na Lua, criando o tom da LUA de SANGUE. (Fonte: NOTISUL/Graciosa Página/Facebook)

Alegria

"Se você quer uma vida com alegria, seja alegria. Se quer uma vida com generosidade, seja generosidade. É preciso dar vida ao que se deseja, ser ação, verbo. Agir, conjugar." Boa semana!!!! (Fonte - Facebook)