terça-feira, 5 de outubro de 2021

Lago Baikal

Lago Baikal, na Sibéria, concentra 20% de toda a água doce do planeta O lago Baikal é o maior lago de água doce do mundo (em volume), o mais antigo (25 milhões de anos) e o mais profundo do mundo, em forma de crescente, na região sul da Sibéria, na Rússia. Em 1996, foi declarado patrimônio da humanidade pela UNESCO. Lago Baikal tem uma rica biodiversidade. Ele abriga mais de 1.000 espécies de plantas e 2.500 espécies de animais com base no conhecimento atual, mas os números reais para ambos os grupos se acredita ser significativamente maior. Pelos números Profundidade média: 2442 pés (744 m), de acordo com a revista Smithsonian. Área de superfície: 31.722 quilômetros quadrados, segundo a revista Smithsonian, que ocupa o sétimo lugar mundial em termos de área de superfície, segundo Geology.com. Comprimento: 397 milhas (640 km), de acordo com o Lago Baikal.org. Largura máxima: 49 milhas (79,5 km), de acordo com a Baikal World Web. Largura média: 47 km, segundo a Baikal World Web. Volume: 23.013 quilômetros cúbicos. Este volume é aproximadamente equivalente a todos os cinco dos Grandes Lagos da América do Norte combinados, de acordo com Geology.com. Profundidade máxima: 1.632 metros, com seu ponto mais baixo a mais de 1.219 m abaixo do nível do mar, de acordo com a revista Smithsonian. Largura mínima: 16 milhas (25 km), de acordo com a Baikal World Web. Área costeira: 1.300 milhas (2.100 km), de acordo com o Lago Baikal.org. Largura mínima: 16 milhas (25 km), de acordo com a Baikal World Web. Área costeira: 1.300 milhas (2.100 km), de acordo com o Lago Baikal.org. Localização do Lago Baikal Lago Baikal está localizado no centro-sul da Rússia, perto da fronteira da Mongólia. A maior cidade próxima é Irkutsk. Historicamente tem desempenhado um grande papel na imaginação russa. Ela representa a beleza intocada da Rússia e é por vezes referido como o Mar Sagrado. O Lago Baikal desempenha um papel central em muitos mitos da criação local e aparece em todo o folclore russo, de acordo com a Nature Baikal. O Lago Baikal atrai mais de 500.000 turistas por ano. Embora seja no sul da Sibéria, as terras ao redor do Lago Baikal são geralmente mais quentes do que o resto da área, porque grandes massas de água têm uma força moderadora. Fonte: https://www.livescience.com/ Referências: UNESCO: Lake Baikal To Discover Russia: 37Impressive Lake Baikal Facts WWF: Lake Baikal, Russia (Fonte - Facebook)

Ler é bom

"Cada uma das nossas leituras deixa uma semente que brota ." (Júlio Raposa) (Fonte - Tom literário/Facebook)

Araponga da Nicarágua

A Araponga-da-Nicarágua ( Procnias tricarunculatus ) é uma ave migratória centro-americana da família cotinga . Os sexos são muito diferentes na aparência. O macho tem cabeça e garganta brancas e a plumagem restante é castanha. Da base do bico pendem três barbelas compridas, finas e pretas que ele usa em exibição. A fêmea tem plumagem verde-oliva com plumagem amarelada na parte inferior e uma área de ventilação amarela. Se reproduz nas regiões montanhosas da Costa Rica e migra para o oeste de Honduras , Nicarágua e Panamá . O pássaro macho tem um canto alto, distinto, semelhante ao de um sino e, como esses pássaros são reservados e tímidos, são mais ouvidos do que vistos. A União Internacional para a Conservação da Natureza avaliou seu status de conservação como " vulnerável ". Mede de 25 a 30 cm. Sua distribuíção : Existe do oeste de Honduras ao sul ao leste do Panamá . se reproduzem principalmente nas montanhas da Costa Rica na floresta nublada (março a setembro) e retornam a elevações mais baixas nos manguezais durante os meses intermediários. — com Luiz Paulo. (Fonte - André LuizAVES INCRÍVEIS/Facebook)

Minotauro

Estátua de bronze "Minotauro" de Pedro Requejo Novoa, 2010. https://www.google.com/.../www.todamateria.../minotauro/amp/
O Minotauro ou “Touro de Minos” é uma criatura da mitologia grega com corpo de homem, cabeça e cauda de touro que habitava o labirinto do rei de Creta, Minos. Reza a lenda que esse labirinto foi construído por Dédalo, arquiteto grego, com o intuito de proteger a população dessa feroz criatura. Lenda do Minotauro Considerado uma figura mitológica assustadora, reza a lenda que o Minotauro, filho do Rei de Minos, nasceu na ilha de Creta. Ele nasceu da união entre sua mãe, Pasífae e um touro branco, que segundo Poseidon, rei dos mares, seu pai deveria matá-lo no momento em que ele chegasse. O Rei de Minos, certo de que Poseidon não notaria a diferença entre os touros, acabou por sacrificar um outro animal. Isso porque no momento que ele observou o touro branco, o rei resolveu não matá-lo pois ficou admirado e encantado com sua beleza. Vale lembrar que esse episódio surge no momento em que Minos, desejando ser o Rei de Creta, faz um pedido ao Rei dos Mares, Poseidon. Ele aceita o pedido, porém com a condição de que sacrificasse o touro que sairia do mar. No entanto, Poseidon, descontente com o ato de traição do Rei de Minos, resolve amaldiçoá-lo. De tal modo, sua esposa se apaixona pelo touro branco, o qual negou-se a sacrificá-lo. Sendo assim, Pasífae apaixona-se pelo touro e com ele nasce uma criatura bizarra e feroz: o Minotauro. Para tanto, o Rei de Minos, preocupado com as consequências que trariam a seu povo e sua cidade essa criatura, resolve construir um labirinto. O labirinto foi construído na cidade de Cnossos, na Grécia, no subsolo do Palácio de Minos que, todavia, foi edificado pelo arquiteto e inventor Dédalo. Por conseguinte, Minos derrota Atena, deusa das artes e da sabedoria, matando um de seus filhos. A partir disso, como vingança, a Deusa resolve enviar 7 mulheres e 7 homens atenienses para o labirinto do Minotauro todos os anos com o intuito de matar a criatura. Durante 3 anos foram sacrificados muitos homens e mulheres atenienses. Alguns foram devorados pelo Minotauro ou perdidos em seu labirinto. Assim, Teseu, considerado um dos maiores heróis gregos, filho do Rei Egeu, decide ir a Creta e enfrentar o Minotauro. Contudo, ao chegar, apaixona-se por Ariadne, filha do Rei de Minos, que lhe concede um novelo de lã e uma espada mágica a fim de enfrentar a criatura. Teseu enfrenta o Minotauro e acaba por vencer a luta. Assim ele consegue sair do labirinto devido ao fio de lã dada por sua amada e deixado durante o percurso para marcar a saída. Esse episódio não somente tornou Teseu um dos mais importantes heróis da Grécia, bem como estreitou os laços entre as duas cidades gregas: Creta e Atenas. (Fonte - Facebook)