quarta-feira, 16 de outubro de 2013

OBRA DE ALEIJADINHO RETIRADA DE OURO PRETO HÁ 40 ANOS É RECUPERADA EM BELO HORIZONTE

"Samaritana" deixa casa de colecionador e fica com o IPHAN até julgamento da ação

A estátua da Samaritana, de autoria de ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA, o ALEIJADINHo (1737-1814), mestre do BARROCO no SÉCULO 18, foi recuperada após 40 ANOS na última quinta-feira, dia 10/10/2013.
A obra, de 1,05 metro, esculpida em pedra sabão, estava na casa de um colecionador na região da PAMPULHA. Ele não teve o nome divulgado.
A peça fazia parte de um “CHAFARIZ” instalado no casarão onde hoje funciona a "CASA GUIGNARD", na Rua Direita, em OURO PRETO.
A estátua teria sido retirada da base do chafariz sem autorização do IPHAN (INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARTÍSTICO NACIONAL) na década de 1950 e ficou por quase 20 ANOS guardada na cidade. Nos anos 1970, um colecionador de BELO HORIZONTE a adquiriu por or valor não informado.
Ao descobrir o destino da obra, o MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL entrou com AÇÃO CIVIL PÚBLICA para restituí-la ao patrimônio público e pediu em liminar sua apreensão até o fim do julgamento, por meio da 4ª PROMOTORIA DE JUSTIÇA DE OURO PRETO e PROMOTORIA ESTADUAL DE DEFESA DO PATRIMÔNIO CULTURAL E TURÍSTICO. O JUIZ FEDERAL LEONARDO AGUIAR concedeu o pedido afirmando que sua posse é "ilegal", "sendo imperioso o retorno da escultura aos cidadãos de OURO PRETO”.
A obra de ALEIJADINHO ficará sob guarda do IPHAN até o julgamento da ação. Ainda não foi definida uma data para o retorno da escultura à cidade histórica.
A bem da verdade, sabemos que a décadas o patrimônio cultural e artistico não só de MINAS GERAIS, em particular de suas cidades históricas, bem como do restante do BRASIL vem sendo saqueado diante da falta de uma POLÍTICA PÚBLICA ostensiva de preservação e investimentos, pois, não adianta fazer leis para proteger e não haver recursos para as ações necessárias à proteção e guarda deste objetos.
Ora, o patrimônio histórico, artistico e cultural, do nosso país existe para que todos possam acessá-lo e vê-lo seja em MUSEUS PÚBLICOS, e, ou, até mesmo em GALERIAS ou EXPOSIÇÕES DE ARTES.
Não pode o mesmo ficar, após um saque de meliantes, SEMPRE APOIADO POR GENTE GRAUDA E COM RECURSOS, em exposição para que uma única pessoa, e, ou, um pequeno e seleto grupo, em seus dominios particulares, somente eles possam ter e ver o que alí esta e eles tem como seu, embora, sempre a procedência daquilo é tida como produto de um crime odioso. A ARTE EXISTE PARA QUE TODOS NÓS POSSAMOS DELA SE DELEITAR E ENRIQUECER NOSSA CULTURA E HISTÓRIA.

(WILSON COSTA E SILVA/ADVOGADO – EDUCADOR – LIVRE PENSADOR)

Paquera: sorrir é fundamental

Confira dicas para se dar bem na paquera | O POVO Online

Diva pop expulsa de cinema

Madonna é expulsa de cinema por usar celular | O POVO Online