sábado, 16 de fevereiro de 2013

Acre se despede do ex-deputado estadual Francisco Thaumaturgo

Morre, neste sábado, o ex-deputado estadual Francisco Thaumaturgo

Traumaturgo morre aos 99 anos. O ex-deputado deixa uma história de 16 anos na política.

Traumaturgo era natural do município de Canutama, no Amazonas, filho de um alfaiate e uma dona de casa/Foto: Arquivo

O ex-deputado estadual Francisco Thaumaturgo faleceu na madrugada deste s'abado, 16, aos 99 anos. Seu corpo esta sendo velado na Assembleia Legislativa. O sepultamento acontecerá às 17 horas no Cemitério São João Batista.
Francisco Thaumaturgo foi deputado estadual durante 16 anos, participando da redação da primeira Constituição do Acre, em 1962 e da segunda em 1989. Ele foi um dos fundadores do PTB no Acre, juntamente com o primeiro governador eleito do Estado, José Augusto de Araújo.
Natural do município de Canutama, no Amazonas, filho de um alfaiate e uma dona de casa, Thaumaturgo mudou-se para Sena Madureira quando tinha apenas um ano e sesi meses. Aos 14 foi estudar em Manaus onde formou-se em Odontologia tornando-se o primeiro especialista em tratamento de canais e odontopediatria do Acre.
Nos anos de 1940, o jovem odontólogo Thaumaturgo foi convidado a trabalhar no Vale do Juruá. Isso o ajudou aconhecer a realidade do povo que vivia na região do Juruá.
Durante alguns anos Francisco Thaumaturgo trabalhou atendendo ribeirinhos que viviam nas proximidades dos rios, Breu, Tejo e Juruá-Mirim, seguindo até a fronteira do Brasil com o Peru.
Depois de anos de dedicação ao povo do Juruá, o odontólogo decidiu constituir família naquela região e casou-se com Reneé Assis Thaumaturgo, filha de um dos pioneiros do Vale do Juruá, Francisco Januário de Assis.
Em 1962 ele foi eleito para seu primeiro mandato como o parlamentar mais votado do Estado. O presidente da Assembleia, deputado Elson Santiago (PEN) lamentou a morte de Francisco Thaumaturgo e disseque o Acre perde um de seus grandes políticos. /16/02/2013

(Fonte - leia matéria completa no site http://www.contilnetnoticias.com.br)