quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Curiosidade - Igreja N. S. da Conceição de Almofala – Itarema/CE

A Igreja de Nossa Senhora da Conceição está localizada no distrito de Almofala, município de Itarema, distante 220 km de Fortaleza.
Está registrado na história, a incrível estória da Igreja da Padroeira do distrito de Almofala.
O que e como aconteceu o inesperado:
a primeira capela do local, tendo como padroeira Nossa Senhora da Conceição, foi construída pelos religiosos Jesuítas da Companhia de Jesus para evangelizar os índios Tremembés, os primeiros habitantes da região.
Era feita de taipa, coberta de palha, foi erguida em 1702 e seu nome foi uma ordem de D. Maria I, de Portugal, que com tal atitude, prestou homenagem à padroeira da nação portuguesa, Nossa Senhora da Conceição.
Posteriormente, do ano de 1712 até a sua conclusão em 1758, nova Igreja foi construída agora em alvenaria e estilo barroco, sendo considerada atualmente como um exemplo da arquitetura jesuíta no Brasil.
Em 1897 uma duna de areia móvel deslocou-se e avançou sobre a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e parte do povoado de Almofala: a igreja ficou completamente soterrada e grande parte do povoado desapareceu sob a imensidão de areia.
Cerca de quarenta e cinco anos depois, lá pelos idos de 1940/1943, a Igreja reapareceu pela ação do vento, que mais uma vez deslocou a duna.
As tais dunas móveis ainda existem e são conhecidas atualmente como "Morro da Criminosa”; elas são consideradas as mais altas de toda a região do Vale do Acaraú.
A Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala foi tombada em 1979 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN e é, atualmente, verdadeira atração turística para os visitantes de Almofala.
(Fonte/Fotos - Internet
)