quarta-feira, 30 de novembro de 2016

A lenda do Guaraná


Conta a Lenda que em uma aldeia dos índios Maués havia um casal, com um único filho, muito bom, alegre e saudável. Ele era muito querido por todos de sua aldeia, o que levava a crer que no futuro seria um grande chefe guerreiro. Isto fez com que Jurupari, o Deus do mal, sentisse muita inveja do menino. Por isso resolveu matá-lo. Então, Jurupari transformou-se em uma enorme serpente e, enquanto o indiozinho estava distraído, colhendo frutinhas na floresta, ela atacou e matou a pobre criança.


Seus pais, que de nada desconfiavam, esperaram em vão pela volta do indiozinho, até que o sol foi embora. Veio a noite e a lua começou a brilhar no céu, iluminando toda a floresta. Seus pais já estavam desesperados com a demora do menino. Então toda a tribo se reuniu e saíram para procurá-lo. Quando o encontraram morto na floresta, uma grande tristeza tomou conta da tribo. Ninguém conseguia conter as lágrimas. Neste exato momento uma grande tempestade caiu sobre a floresta e um raio veio atingir bem perto do corpo do menino. Todos ficaram muito assustados. A índia-mãe disse: "...É Tupã que se compadece de nós. Quer que enterremos os olhos de meu filho, para que nasça uma fruteira, que será nossa felicidade". E assim foi feito. Os índios plantaram os olhos do indiozinho imediatamente, conforme o desejo de Tupã, o rei do trovão.

Alguns dias se passaram e no local nasceu uma plantinha que os índios ainda não conheciam. Era o Guaranazeiro. É por isso que os frutos do guaraná são sementes negras rodeadas por uma película branca, muito semelhante a um olho humano.

(Fonte - http://www.sohistoria.com.br)

“Força, CHAPE”: tragédia aérea enluta o mundo do futebol

Chapecoense: tragédia no mundo do futebol

O acidente do avião que transportava a delegação da Chapecoense/Associação Chapecoense de Futebol (fundado em 10 de maio de 1973), ocorreu na noite de segunda-feira, dia 28.11, contabilizando 71 mortos e seis feridos, sendo sobreviventes dois tripulantes, três jogadores e um jornalista.
O infausto acontecimento deu-se pouco antes da aeronave iniciar sua descida: os pilotos informaram sobre “falhas elétricas” e falta de combustível, e logo após a aeronave perdeu contato com a torre de controle.
A queda fatídica ocorreu em um lugar íngreme quando se aproximava do aeroporto José María Córdova, nas proximidades do Cerro El Gordo, no município de La Unión, na cidade de Medellín, a segunda maior cidade da Colômbia.
Este que é considerado o maior desastre aéreo da história do esporte mundial, deu-se com o avião British Aerospace BAe 146, da companhia boliviana LAMIA, que transportava 77 pessoas a bordo, dentre eles a delegação do clube, jornalistas e tripulação.
A equipe brasileira da cidade de Chapecó/Santa Catarina, viajava a Medellín para disputar a partida final, na quarta-feira, da Copa Sul-Americana contra o Atlético Nacional.
Dentre os membros da equipe que faleceram no acidente está o jovem médico do clube, o acreano Márcio Bestene Koury, filho da Professora Nabiha Bestene e Hélio Koury (falecido), a quem enviamos nosso sentimento de profundo pesar, extensível a todos os que perderam seus entes queridos, aos amigos,familiares, simpatizantes e torcedores.
O Atlético Nacional pediu que a Taça fosse entregue, simbolicamente, ao clube brasileiro e que seja ele considerado "Campeão da Copa Sul-Americana 2016".
Uma tragédia.
Estamos de luto.

“Força, CHAPE”.

(fonte Ilustrações - Facebook)

(Charge Clayton 30/11/2016
(Fonte - www.opovo.com.br)

Ponte sobre o rio Madeira


A ponte sobre o rio Madeira, que liga o Estado de Rondônia ao Estado do Acre, está se tornando realidade a olhos vistos.
Para chegar ao Acre e dali seguir para os países fronteiriços, Peru e Bolívia, seguindo o percurso da rodovia BR-364 entre Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), necessariamente se utiliza, atualmente, o serviço de balsas para fazer a travessia do Rio Madeira, um dos mais caudalosos da região amazônica.
Com o andamento das obras em ritmo condizente com o cronograma, um sonho acalentado por diversas décadas por todos os moradores da região já está bem visível, com as fundações bem avançadas e início da fase de superestrutura.
A obra, iniciada em outubro de 2014, foi orçada em torno de R$170 milhões, terá 3.800 m de extensão, sendo 1.084m de vão central e uma altura máxima de 25 m da lâmina d’água até o assoalho.
O canteiro de obras da ponte do Rio Madeira fica no distrito de Vista Alegre, no Abunã (RO). A previsão é que o término da obra tão aguardada ocorra até final de 2017 ou meados de 2018.
Estaremos lá, tia Julieta Cruz e euzinhaaaaa, no dia da inauguração, se Deus quiser.