sábado, 20 de junho de 2015

Pedalar é bom ...

(Fonte - Facebook)

Pico do Cabuji - o vulcão

Pico do Cabuji

O Pico do Cabuji1 (tupi-guarani cabuji, 'peito de moça';conhecido também como "Serra do Cabuji" ou "Serrote da Itaretama", que significa "região de muitas pedras" em tupi),segundo fontes cientificas, o único vulcão que não teve forças para explodir no Brasil que, até hoje, apresenta sua forma original.
Possui 590 metros de altitude,está localizado no Parque Ecológico Estadual do Cabugi no município de Angicos, no estado do Rio Grande do Norte. Passagem obrigatória entre Natal e Mossoró, as duas principais cidades do estado, sua imagem (Serra do Cabuji), bastante difundida no estado potiguar, é praticamente um de seus símbolos informais, a ponto de que cabuji seja utilizado como metonímia ao Rio Grande do Norte.2
Composto principalmente por rochas basálticas alcalinas intrusivas, está associado a importante evento magmático terciário da região, responsável por diversos corpos rochosos espalhados pelo estado do Rio Grande do Norte. Sua idade isotópica é uma das mais mais recentes das rochas ígneas brasileiras (aproximadamente 19 milhões de anos). Sua forma parecida de domo de lava é devido à erosão diferencial, pois a rocha constituinte não é riolito ou dacito, mas sim, álcali olivina basalto. A rocha contêm xenólitos ultramáficas originado do manto.
(Fonte - https://pt.wikipedia.org)