terça-feira, 25 de setembro de 2012

25.9 - Parabéns, "Princesinha do Iaco"

Sena Madureira é um município acreano situado às margens do rio Iaco, tendo como principais afluentes os rios Macauã e Caeté; está localizado a cerca de 150 km de Rio Branco, a capital do estado do Acre e tem acesso pela BR-364.
É considerado o terceiro município mais populoso e o segundo em extensão territorial do Estado do Acre.
Conhecido como a "Princesinha do Iaco", surgiu durante o ciclo da borracha e com a vinda principalmente dos migrantes nordestinos, se fortaleceu, foi o primeiro município, tornou-se capital do Departamento do Alto Purus, chegando a ser um importante centro político, despontando como a cidade mais desenvolvida da época e considerada “a capital da borracha”.
HISTÓRIA
“Em 25 de setembro de 1904, o governo brasileiro organizou o Território do Acre e o General Siqueira de Menezes fundou a cidade às margens dos rios Iaco e Caeté para servir de capital para o departamento que iria dirigir. O município de Sena Madureira obtém sua autonomia pelo Decreto Federal nº 9.831 de 23 de outubro de 1912 e serviu de sede provisória para a Prefeitura do Alto Purus.
No período de 1913 a 1915 a cidade funcionou como verdadeira capital do Acre, sendo sede administrativa de inúmeros órgãos públicos, mas em 1920 perdeu essa posição, ficando apenas com a sede municipal.
Mais conhecido como a Princesinha do Acre. Seu nome é uma homenagem ao Coronel Antônio Sena Madureira, militar que participou da Guerra do Paraguai” (Fonte - http://www.mochileiro.tur.br).
Nessa linda cidade residi dois bons e felizes anos da minha vida, tenho muitas saudades dos amigos que ganhei na cidade, dos meus colegas de INCRA, do Pe. Paulino, dos mandis fresquinhos, da minha turma de voleibol da ASSINCRA (quase sempre 2ª colocada nos torneios), das cavalhadas, dos desfiles comemorando sua fundação, das festas no clube à beira do rio, do futebol, dos torneios de voleibol masculino e com a equipe da ASSINCRA sempre campeã, das viagens de “teco-teco” (a estrada ainda era intrafegável a maior parte do ano), das estórias de pescadores sobre o famoso “Lago do Silêncio” e da vida pacata e sossegada daquela época.
Parabéns, Sena Madureira. Valeu!