quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Brasil República


Artesanato acreano reconhecido de "Excelência" pela UNESCO

A oficina da UNESCO em Montevidéu, no Uruguai, divulgou no dia 2.11, em evento realizado na Escola de Artes e Artesanato Pedro Figari, os agraciados com o certificado da 3ª edição do "Reconhecimento de Excelênia da UNESCO para os produtos artesanais do MERCOSUL".
Foram apresentados 96 produtos artesanais sendo 26 da Argentina, 13 do Brasil, 26 do Chile, 13 do Paraguai e 18 do Uruguai.
Os produtos foram selecionados pelos Comitês Nacionais e apresentados em evento realizado de 29 de julho a 1º de agosto, durante a "Semana Internacional de Artesanato, promovida pela Diretoria Nacional de Artesanato, Pequenas e Médias Empresas, do Ministério da Indústria, Energia e Mineração do Uruguai, e pelo Escritório da UNESCO em Montevidéu.
A seleção e avaliação contou com jurados do México, Peru e Colômbia.
As peças que representaram o artesanato brasileiro foram selecionadas pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comério Exterior (MDIC), através do Programa de Artesanato Brasileiro (PAB).
Dentre os 6 selecionados do Brasil, um deles é o belo colar "Cores da Mata", obra da artesã acreana Rodney Paiva Ramos que na foto usa a biojóia, produto de sua criatividade.
Parabéns, artesã Rodney, você com o seu trabalho engrandece e divulga para o mundo o Estado do Acre e suas belezas.
O QUE É
O Reconhecimento de Excelênia da UNESCO foi criado em 2001 e desde 2006 tem sido realizado na Ásia, África e América Latina.
A participação do Brasil se deu a partir da 3ª edição, com 62 peças inscritas, de 12 estados da Federação, sendo selecionados 13 peças de 11 artesãos.
O prêmio tem por objetivo incentivar nos artesãos a criação de produtos por meio de habilidades, design e temas nacionais, assegurando a sustentabildde das tradições culturais e a promoção internacional dos agraciados com o reconhecimento.

Para adquirir uma peça confeccionada pelas mãos premiadas da nossa artesã, seu contato é
rodney@hotmail.com