segunda-feira, 9 de maio de 2016

A Curiosa Origem do Dia das Mães

ORIGEM DO DIAS DAS MÃES
O Dia das Mães é considerado uma das datas mais significativas e emotivas de nosso calendário. Em todos os anos, os filhos saem em busca dos mais variados presentes para homenagear aquelas que zelam por nossa vida e estão sempre perto de nós. A data começou a ser comemorada há alguns anos, mas sempre foi celebrada das mais diversas maneiras.
Os mais antigos povos da Idade Média já celebravam o Dia das Mães de formas variadas, cada um com suas crenças e costumes, relembrando suas figuras maternas e progenitoras. Há registros de que os povos da Grécia Antiga já homenageavam a deusa Reia, tida como a mãe comum de todos os seres, com presentes e cultos diversos. Os politeístas povos romanos realizavam celebrações, com duração de três dias, em homenagem a mãe dos deuses, Cibele. Os povos do cristianismo sempre se retrataram à Eva e Nossa Senhora, Maria, tidas como Mães e modelos maternos. Mais afrente, durante o século XVII, na Inglaterra, era celebrado o “Domingo das Mães” durante as missas, onde os filhos que trabalhavam longe de casa visitavam e presenteavam suas mães.
Porém, somente no século XX que o Dia das Mães ganhou uma data específica e comemorações em torno de todas as mães. No ano de 1850 em Grafton, no estado da Virgínia Ocidental nos Estados Unidos, uma mulher chamada Ann Reeves Jarvis criou clubes de trabalho que funcionavam em dias específicos, denominados “Dias das Mães”, durante a Guerra Civil Americana. Estes clubes visavam às melhorias das condições sanitárias e as reduções da mortalidade infantil frente aos impasses vividos na época como também ajudavam nos cuidados com os soldados feridos na guerra. Após isto, a cada ano a data era celebrada com encontros comemorativos, convidando cada vez mais mulheres a se juntarem a causa e lutarem por um mundo melhor.
Após o falecimento de Ann Reevs Jarvis em maio do ano de 1905, a causa teve continuidade por meio de sua filha, Anna Jarvis. Em função de homenagear sua mãe e dar prosseguimento aos seus principais ideais, Anna resolveu estabelecer uma data oficial para as mães. Como nunca teve filhos, Anna viu esta oportunidade como uma comemoração especial. O Dia das Mães teria a proposta de incentivar os filhos a passarem mais tempo com suas mães, agradecendo todo o esforço realizado aos cuidados e carinhos por elas oferecidos e ensinar as crianças o reconhecimento pelo amor e carinho materno.
No dia 10 de maio de 1908, Anna e mais um grupo de mulheres celebraram um culto em homenagem às mães na Igreja Metodista de Grafton. Este culto ganhou grande repercussão de líderes da região e chegou ao conhecimento de Willian E. Glassrock, o então Governador do estado de Virgínia Ocidental, oficializando a data de 26 de abril de 1910 em comemoração a todas as mães. O evento se alastrou por todo o país dos Estados Unidos, ganhando também comemorações exclusivas por outros governantes. O então presidente dos EUA, Woodrow Wilson, resolveu definir o segundo domingo de maio de todos os anos voltados para a comemoração do Dia das Mães e declarou uma lei nacional sobre a data. Após isso, muitos países também resolveram aderir à festividade e incluíram a comemoração em seus calendários.
Porém, assim que a data foi anunciada e passou a ser celebrada, os comerciantes viram neste momento uma oportunidade de aumentarem sua renda. O caráter comercial ganhou um avanço progressivo, fazendo os lojistas investirem em presentes, como flores, cartões e chocolates, para agradarem os consumidores e conquista-los. Todo este capitalismo gerado em torno do Dia das Mães desagradou imensamente a Anna e suas companheiras de movimento, tanto que as mesmas criaram protestos e campanhas contra estas práticas. Em 1923, elas invadiram uma confecção na Filadélfia e vários outros protestos até 1940. Anna lutou por seus ideais até 1948, quando faleceu internada em um sanatório.
A comemoração da data no Brasil se iniciou em 12 de maio de 1918, na Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, se alastrando para todo o país logo em seguida. Durante o governo de Getúlio Vargas, em 1932, a data foi instituída oficialmente no país e passou a ser celebrada no segundo domingo do mês de maio todo ano./Larissa Silva

(Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com)