domingo, 9 de janeiro de 2011

Barro Preto, cartão postal do litoral cearense

A praia de BARRO PRETO
Situada na costa leste do litoral cearense, a 20 km da sede do município de Aquiraz e a 52 km de Fortaleza, Barro Preto é uma praia paradisíaca, com uma natureza exuberante e quase deserta.
O nome Barro Preto origina-se da existência de cristais pretos na areia da praia, que, à luz do sol, tornam-se brilhantes, cor de prata.
Nesse local de beleza quase primitiva, destacam-se áreas de mangue, dunas, extenso coqueiral, um mar de águas límpidas, calmas e mornas com piscinas naturais e muitas barracas em estilo bem rústico
.
Como se pode observar nessas duas fotos, apesar da proibição, os veículos trafegam constantemente por toda extensão da praia, desrespeitando a legislção de trânsito e, o que é pior, colocando em risco a vida dos banhistas.
Nossa turma, ciceroneada pelas amigas cearenses Fran Celebridade e sua filhota Leidinha, esteve nessa comunidade de pescadores considerada uma das mais belas praias da Costa do Sol Nascente, onde a pesca e o turismo são as principais fontes de renda. Dessa vez, não pudemos visitar a barraca mais famosa do local, a “Barraca Energia Erótica” de Dom Geovani, local cheio de curiosidades, artesanato típico, bebidas e comidas exóticas, uma atração à parte tanto pela receptividade quanto pela criatividade do "Xerife da Praia", o proprietário simpático e brincalhão. O local estava fechado naquele dia!
Saboreando o peixe e a muqueca de arraia escolhidos ao vivo
Fran Celebridade, Leidinha, Allan, Regilda e eu usufruimos desse lindo lugar, povoado de pessoas alegres e hospitaleiras, cartão postal do litoral cearense.