sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Curiosidade - Aperto de mãos

O aperto de mãos é um cumprimento, além de ser uma forma de firmar um acordo verbal, e é usado diariamente por milhares e milhares de pessoas, quase sem perceber, já que virou algo tão comum. Dependendo da cultura em que se encaixa, o aperto de mão simboliza um gesto social de confiança, afinidade, amizade, entre outras coisas. Aqui no Brasil, pode ser qualquer uma dessas coisas, mas é, principalmente, uma forma de firmar acordos verbais e de cumprimentar.
Trata-se de algo bastante simples: duas pessoas estendem uma de suas mãos e seguram a mão do outro, movimentando o braço do aperto de mão para cima e para baixo.

Mas você já parou pra pensar de onde surgiu esse gesto?
Como começou?
Existem divergências quanto a real origem do aperto de mão. Foram encontrados em templos egípcios, alguns hieróglifos que representavam a mão estendida de um deus, destinando o seu poder a um humano, ou então como uma forma de o humano receber as bênçãos dos deuses.

Mas outras teorias divergem, afirmando que o aperto de mãos começou já nos primórdios. O aperto de mãos, para estes, era uma forma de demonstrar aos outros homo sapiens que não carregava armas, e desejava desenvolver, junto ao outro, um relacionamento pacífico.
Segundo historiadores, essa versão é a mais aceita, já que isso remeteria inclusive ao fato de que mulheres normalmente não se cumprimentam apertando as mãos: somente os homens carregavam armas para lutar contra os predadores e contra outros homens que pudessem oferecer ameaças.
Existe ainda outra história que remete a tempos um pouco mais recentes: a Idade Média. Neste período, antes dos duelos, cavaleiros se abraçavam como uma forma de mostrar que não possuíam nenhuma arma escondida, somente o que portavam em mãos. Isso, entretanto, deixava os competidores um tanto quanto vulneráveis, podendo o oponente aproveitar o ato para dar um golpe. Diante disso, o gesto foi substituído pelos apertos de mão.

Aperto de mãos nos dias atuais
Existe uma data, assim como o Dia do Beijo e o Dia do Abraço, destinado ao aperto de mãos, que é comemorado no dia 21 de junho e simboliza a união da humanidade, assim como as formas de esta demonstrar seu afeto. O Dia Internacional do Aperto de Mão representa esse cumprimento tão usado nos dias atuais, relembrando às pessoas como o gesto é importante para as relações sociais.

Como conhecer as pessoas pelo aperto de mão
Há quem diga que podemos conhecer as pessoas através de seus apertos de mãos.
Segundo a teoria, quem coloca a mão pelo lado superior, com a palma virada para baixo, pretende controlar o encontro, e quem se posiciona de forma inferior, demonstra que o outro pode ter o controle.
O aperto de mão com duas mãos, fechando a mão do outro indivíduo entre as suas, representa carinho, objetivando aumentar o contato físico, mas também pode ser uma forma de retomar o controle da situação quando o outro tentar apertar a mão na posição superior.
A melhor opção para quem não quer passar a impressão errada, é apertar a mão verticalmente, o que demonstra a igualdade e o respeito. Diante do gesto, mantenha também o contato visual, assim como a força do aperto semelhante a que a outra pessoa está usando.
(Fonte: http://www.sitedecuriosidades.com)

P reflexão ...

"A lenda conta que certa mulher pobre, com uma criança ao colo, passando diante de uma caverna, escutou uma voz misteriosa que dizia lá de dentro:
Entra e apanha tudo o que desejares, mas não te esqueças do principal!
Lembra-te, porém, de uma coisa: Depois de saíres, a porta fechar-se-á para sempre.
Portanto, aproveita a oportunidade, não te esqueças do principal!


A mulher entrou na caverna e encontrou muitas riquezas.
Fascinada pelo ouro e pelas jóias, pôs a criança no chão e começou a juntar, ansiosamente, tudo o que podia no avental.
A voz misteriosa falou novamente: - ' Já?, vc só tem oito minutos.
Esgotados os oito minutos, a mulher, carregada de ouro e de pedras preciosas, correu para fora da caverna e a porta se fechou.
Lembrou-se então de que a criança ficara lá dentro.
Mas a porta já estava fechada ... para sempre!
A riqueza durou pouco e o desespero, sempre.
Temos uma média de 80 a 100 anos para viver, neste mundo, e há uma voz que sempre nos adverte:
Não te esqueças do principal.
O principal são os valores espirituais, a família, os amigos, a vida.
Mas a ganância, a riqueza, os prazeres materiais fascinam-nos tanto que o principal vai ficando sempre de lado ...
Assim, esgotamos o nosso tempo aqui e deixamos de lado o essencial: Os tesouros da alma.
Quando a porta desta vida se fechar para nós, de nada valerá as lamentações... e as riquezas.
Não te esqueças do principal ...".

(Igreja Santo Alexandre - Museu De Arte Sacra/Pará)

Destino dos santinhos ...


(Fonte - http://www.opovo.com.br)