terça-feira, 3 de dezembro de 2019

Curiosidade - Caranguejo

15 curiosidades fascinantes sobre o caranguejo
Os caranguejos são considerados decápodes, o que significa que eles têm 10 membros. O caranguejo tem um pequeno abdômen enrolado embaixo de sua carapaça rijada.
Esse animal invertebrado é encontrado em quase todas as partes do nosso planeta e é um alimento muito apreciado pelas pessoas.

Curiosidades sobre o caranguejo

1 - Quando um grupo de caranguejos está em um balde, eles podem facilmente escapar por si mesmos. No entanto, os caranguejos companheiros puxam uns aos outros para que ninguém possa escapar.

2 - Existem mais de 6.700 tipos diferentes de caranguejos classificados em 93 famílias. Cerca de 4.500 espécies são conhecidas pelo homem. Destas, 850 variedades são semi-terrestres e caranguejos de água doce. Infelizmente, algumas espécies de caranguejos de água doce estão sob ameaça de extinção devido às atividades humanas.

3 - Os caranguejos possuem um exoesqueleto bastante resistente, composto por quitina, que protege o seu corpo frágil.

4 - Eles têm capacidade de regeneração. Se perderem uma pinça ou uma pata, elas se regeneram em apenas um ano.
5 - A forma semelhante ao caranguejo é tão eficaz que pelo menos cinco grupos de crustáceos evoluíram independentemente para essa forma, em um processo chamado carcinização.

6 - Você pode comprar caranguejos vivos em máquinas de venda automática na China.

7 - Pequenos caranguejos podem viver dentro das guelras das ostras. Eles usam a ostra como proteção e vivem da comida que a ostra ganha por si mesma. Estes caranguejos são considerados uma iguaria comestível de frutos do mar.

8 - Os caranguejos têm dentes no estômago.

9 - Para saber se o caranguejo é macho ou fêmea é só olhar seu abdômen. Os machos têm o abdómen com uma forma estreita e triangular, enquanto as fêmeas têm um abdómen mais largo e arredondado. Além disso, os caranguejos fêmeas têm garras menores do que os machos.

10- O caranguejo fêmea é capaz de depositar cerca de 2000 ovos.

11 - O caranguejo Rei Vermelho foi introduzido no Mar de Barents a partir do Norte do Pacífico na década de 1960 e agora está destruindo o ecossistema.

12 - Alguns caranguejos machucados arrancam seus próprios membros como se não fosse grande coisa.

13 - Os maiores caranguejos do mundo são os caranguejos Aranha Japonês. Eles são tão grandes que podem chegar a 3,8 metros.

14 - Existem dois tipos de caranguejos, verdadeiros caranguejos e falsos caranguejos. Os verdadeiros caranguejos têm o abdômen curto e usam quatro pares de pernas longas para andar. Os caranguejos falsos têm abdomens maiores e menos pernas para andar.

15 - Os caranguejos são animais com padrões comportamentais complexos. Geralmente comunicam fazendo barulho ou abanando as suas pinças.

(Fonte: https://www.sitedecuriosidades.com/curiosidade/15-curiosidades-fascinantes-sobre-o-caranguejo.html/Facebook)