segunda-feira, 14 de julho de 2008

Comemorações

Mês de Julho

13 - Dia do Engenheiro Sanitarista/Turismo/mundial do Rock/chega ao Brasil o Pe. José de Anchieta(1553)/Compositores e Cantores Sertanejos/Cantor/Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA - Lei N° 8069/90)/nasce o líder militar e político da república romana Caio Júlio César(100 a.C)/morre Claudinho, cantor e compositor da dupla claudinho e Buchecha(2002)/Nossa Senhora da Rosa Mística/apostólo São Tomé, o incrédulo

14 - Dia mundial da Liberdade de Pensamento/Propagandista de Laboratório/nacional da França (Queda da Bastilha(1789)/Farmacêutico/Hospital/Enfermo/Administrador Hospitalar/Povos Americanos/Liberdade dos Povos/nasce a inglesa Emmeline Pankhurst, conhecida lutadora dos direitos das mulheres(1858)/o jornalista, diplomata e aventureiro espanhol Luiz Galvez/Luis Gálvez Rodríguez de Arias declara a criação do Estado Independente do Acre, proclama a República do Acre/1899, e torna-se imperador entre 14.7.1899 a 1.1.1900 e de 30.1 a 15.3.1900(1899)/inaugurado o Teatro Municipal do Rio de Janeiro(1909)/morre em acidente aéreo Leila Diniz/Leila Roque Diniz, a professora e atriz niteroiense, conhecida como A Mulher de Ipanema. Por suas atitudes é reverenciada como símbolo da revolução feminina porque quebrou tabus de época, escandalizou o país posando de biquini expondo sua gravidez, defendeu o amor livre e o prazer sexual. Atuou também como jurada do Programa Flávio Cavalcante, vedete do teatro de revista, foi eleita Rainha da Banda de Ipanema e ganhou na Austrália o prêmio de melhor atriz com o filme Mãos Vazias(1972)/São Camilo de Lellis, Padroeiro dos Enfermeiros

15 - Dia Nacional dos Clubes/internacional do Homem/nasce o pintor holandês Rembrant (1606), autor de Ronda da Noite/ “A Marselhesa" é adotada como hino nacional francês/a margarina é patenteada em Paris(1869)/fundada a primeira filial dos Alcoólicos Anônimos/Londres(1948)/morre Costinha/Lírio Mário da Costa, humorista carioca(1995)/morre Gianni Versace, estilista italiano(1997)

16 - Dia do Comerciante/promulgação da Constituição de 1934/nasce José da Silva Lisboa, Visconde de Cairú(1756)/Papa Pio XI declara Nossa Senhora de Aparecida, Padroeira do Brasil(1930)/morre o jornalista, escritor e acadêmico, Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho (2000)/Alimentação/mundial de Combate à Hepatite/São Francisco de Assis foi canonizado pelo Papa Gregório IX na Basilica de São Francisco de Assis em Assis/Itália (1228)/No Maracanã, a Seleção Brasileira de futebol perde a copa do mundo para o Uruguai por 2 a 1(1950)/Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Monte Carmelo

17 - Dia de Proteção às Florestas/expulsão do Pe. Antônio Vieira e outros jesuítas do Pará(1661)/morre o general Bento Gonçalves da Silva, líder da Revolução Farroupilha(1847)/Santo Aleixo, padroeiro dos mendigos/Submarinista/Brasil conquista o tetracampeonato na copa do Mundo de Futebol/EUA, ganhando da Itália nos pênaltis(1994)/nasce Ronnie Von/Ronaldo Lindenberg von Schilgem Cintra Nogueira, cantor e apresentador niteroiense da Jovem Guarda, conhecido como "O pequeno príncipe" , e cantor dos sucessos como A praça” e “Meu bem” (1944)

18 - Dia dos Veteranos de Guerra/sagração e coroação de D.Pedro II, imperador do Brasil(1841)/Luiz Alves de Lima e Silva é agraciado com o título de Barão de Caxias/morre o militar cearense Humberto Castelo Branco, ex-presidente do Brasil, primeiro presidente do regime militar/1964, cujo mandato foi de 15.4.1964 a 15.3.1967(1967)/morre o ator paulista Raul Cortez/Raul Cristiano Machado Pinheiro de Amorim Cortez (2006)/Trovador -homenagem ao poeta carioca Gilson de Castro (pseudônimo literário Luiz Otávio)/morre o escritor pernambucano Gilberto Freyre, autor de Casa-Grande & Senzala(1987)/morre Pe. António Vieira, missionário jesuíta e diplomata, em Salvador/BA(1697)/nasce Nelson Mandela, na África do Sul. Advogado, aderiu ao Congresso Nacional Africano (ANC) em 1944, tornando-se seu vice-presidente em 1952. Preso em 1964, ficou recluso 28 anos e foi libertado em 1990. Em 1994, foi eleito Presidente(1918)/nasce Baby consuelo/Bernadete Dinorah de Carvalho Cidade, cantora e compositora niteroiense(1952)/Isis, a deusa do amor, da mágica e deusa-mãe do Egito e Nephthys, a "Senhora da Casa" ou do “Castelo", representante das terras áridas e secas do deserto e da morte, na mitologia egipcia/Lua cheia

19 - Dia da Caridade/Futebol/Junta Comercial/Povos Oprimidos/I Campeonato Paulista de Aeromodelismo no Campo de Marte/SP(1942)/nasce São Vicente de Paulo, fundador das Congregações das Missões e das Irmãs de Caridade(1591)/incêndio de Roma; o imperador Nero responsabiliza os cristãos e inicia as primeiras perseguições(64)/Neil Armstrong pisa na Lua(1969)/celebração das bodas de Vênus e Adônis, na mitologia romana.

PENSAMENTO – da professora e atriz Leila Diniz, “A Mulher de Ipanema”, falecida em 14.07.1972.

  • Todos os cafajestes que conheci na minha vida eram uns anjos de pessoas.
  • Você pode amar muito uma pessoa e ir para a cama com outra. Já aconteceu comigo.
  • Eu faço qualquer coisa que me dê alegria e dinheiro, seja Shakespeare ou Gloria Magadan.
  • Se tivesse vontade transaria com o motorista de táxi.
  • Quebro a cara toda hora. Mas só me arrependo do que deixei de fazer por preconceito, problema e neurose.
  • Eu tenho pena de homem não poder ficar grávido.
  • Viver intensamente é você chorar, rir, sofrer, participar das coisas, achar a verdade nas coisas que faz. Encontrar em cada gesto da vida o sentido exato para que acredite nele e o sinta intensamente.

CURIOSIDADE - Alcoólicos Anônimos

Os Doze Passos para a sobriedade são:

  1. Admitimos que éramos impotentes perante o álcool – que tínhamos perdido o domínio sobre nossas vidas.
  2. Viemos a acreditar que um Poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade.
  3. Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos.
  4. Fizemos minucioso e destemido inventário moral de nós mesmos.
  5. Admitimos perante Deus, perante nós mesmos e perante outro ser humano, a natureza exata de nossas falhas.
  6. Prontificamo-nos inteiramente a deixar que Deus removesse todos esses defeitos de caráter.
  7. Humildemente rogamos a Ele que nos livrasse de nossas imperfeições.
  8. Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos prejudicado e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados.
  9. Fizemos reparações diretas dos danos causados a tais pessoas, sempre que possível, salvo quando fazê-lo significasse prejudicá-las ou a outrem.
  10. Continuamos fazendo o inventário pessoal e, quando estávamos errados, nós o admitíamos prontamente.
  11. Procuramos, através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que O concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós, e forças para realizar essa vontade.
  12. Tendo experimentado um despertar espiritual, graças a esses Passos, procuramos transmitir essa mensagem aos alcóolicos e praticar esses princípios em todas as nossas atividades.