segunda-feira, 12 de agosto de 2024

Semana do Papa

·
Semana do Papai💙 Quando eu lhe contava estórias antes de dormir, minha filha sempre me perguntava: -Essa estória que você está contando aconteceu de verdade? E eu não podia dar a resposta certa. Seria difícil para a sua compreensão. A resposta certa seria: -Essa estória não aconteceu nunca para que aconteça sempre... Esse é o poder das coisas que vivem no mundo da fantasia. Elas nunca aconteceram. Mas todas as vezes que as ouvimos recontadas, ou como poema, ou como estória, ou como música, elas acontecem de novo: encarnam-se no corpo. Rubem Alves (fonte - Facebook)

9 de agosto- Dia Internacional dos Povos Indígenas

9 de agosto- Dia Internacional dos Povos Indígenas
O canto era longo, melodioso Na harmonia da floresta O colorido ornamento de penas e plumas Continha amarelos, verdes, azuis… Com eles, havia as cores de Brasil Havia a música das florestas do Brasil Mas seu canto ficou raro Tão raro Quanto o canto do Uirapuru… Pássaro que não é pássaro A floresta silencia Os índios estão quase extintos! O Brasil não aprendeu a viver com tamanho encanto. Carmem Teresa Elias e Beatriz Ribeiro (Fonte - Graciosa Página/Facebook) ·

"O Principezinho"

"O Principezinho" deixou várias frases famosas para a cultura popular. A mais conhecida é "Não parece bem mas com o coração, o essencial é invisível aos olhos"; mas não é a única, também se destacam: ▪︎“Todos os idosos foram crianças no início, embora poucos se lembrem disso. ” ▪︎“Foi o tempo que você passou com sua rosa que a tornou tão importante." ▪︎“Era apenas uma raposa semelhante a cem mil outros. Mas eu fiz dele meu amigo e agora ele é único no mundo. ” ▪︎“Para os vaidosos todos os outros homens são admiradores. ” ▪︎“Os homens ocupam muito pouco lugar na Terra. Os idosos não acreditarão neles, certamente, porque sempre imaginam que ocupam muito espaço. ” ▪︎“Quando o mistério é impressionante demais, é impossível desobedecer. ” ▪︎“Será que as estrelas se iluminam para que um dia, cada um possa encontrar a sua. ” ▪︎“Andando em linha reta não se pode ir muito longe. ” ▪︎“O que torna o deserto bonito é que em algum lugar esconde um poço. ” ▪︎“Terei que suportar duas ou três lagartas se eu quiser conhecer as borboletas. ” ▪︎“É muito mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros. Se você conseguir se julgar corretamente será um verdadeiro sábio. ” Verdadeiras pérolas❤️❤️ Paz e bem! Bom dia!🙏 (Fonte - Beth SantAnaPapo das 9 - Programa do André Trigueiro/;facebook)

É PIC É PIC É PIC .... VOCE SABIA DA ORIGEM DA SEGUNDA PARTE DO PARABENS A VOCE ?

Bairro do Jaçanã SP. Ontem e Hoje
É PIC É PIC É PIC .... VOCE SABIA DA ORIGEM DA SEGUNDA PARTE DO PARABENS A VOCE ? "A canção mais famosa do mundo talvez seja a tradicional música do “Parabéns a você”, cantada em festas de crianças, jovens e adultos. Entretanto, enquanto a primeira parte da origem na canção “Good Morning to All” (“Bom dia a todos”), das irmãs e professoras norte-americanas Mildred J. Hill e Patty Hill em 1893, que resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola, a segunda parte tem influência DIRETA do brasileiros e, mais especificamente, dos estudantes do Largo São Francisco. Os trechos compostos por “é pique, é pique, é hora, é hora, é hora, rá-tim-bum”, é um amontoado de gírias e bordões dessa distinta universidade na década de 30. A parte “é pique, é pique”, é uma antiga saudação ao estudante Ubirajara Martins, que tinha o apelido de “pic pic”, já que vivia com uma tesoura aparando a barba e o bigode. Segundo Hernâni Donato, Ubirajara era assim: ” Possuidor de uma barba imponente, ele levava consigo uma tesourinha, com a qual ficava aparando a barba que ostentava com orgulho. Ubirajara Martins costumava aparar sua barba, nas mesas do Ponto Chic, do qual era freqüentador. Os estudantes, por sua vez, ouviam o pique – pique da tesoura de Ubirajara e por gozação incluíram na canção o pique – pique e tesoura e ficou: É Pique, É Pique ! Meia hora, Meia hora ! É hora, é hora, é hora! Rajá timbum !” Já o segundo trecho, composto por “é hora, é hora”, era praticamente um grito de guerra que cercava os bares ao redor da faculdade. Na época, por volta de 1930, os estudantes eram obrigados a aguardar meia hora por uma nova rodada de cerveja, afinal, era o tempo que demorava para gelar nas barras de gelo. Quando o tempo chegava, os estudantes gritavam “É meia hora, é hora, é hora, é hora”. Grito que se mantém até os dias de hoje. O último trecho, e talvez o mais curioso, é o “Rá-tim-bum”, que se refere a um rajá indiano chamado Timbum que visitou a faculdade e acabou caindo nas graças dos estudantes devido à sonoridade de seu nome. O amontoado de bordões ecoava nas mesas dos botecos, e em especial no restaurante Ponto Chic, com um formato um pouco diferente do que se conhece hoje: “Pic-pic, pic-pic; meia hora, é hora, é hora, é hora; rá, já, tim, bum”. E Como Isso Se Transformou No Nosso “Parabéns”? “Os estudantes costumavam ser convidados a animar e prestigiar festas de aniversário. E desfiavam seus hinos”, conta o ex-diretor da faculdade, Eduardo Marchi, que relembrou a curiosidade em seu discurso de posse, anos atrás". (Foto e texto Tucuruvi Antiga). (Fonte - Facebook)

Feliz dia dos Pais

Feliz 11 de Agosto, dia dos Pais 💞💞💞💞💞 Parabéns, Papais lindoooos e amados, que Deus abençoe e proteja a todos neste dia especial, desejando muitas alegrias junto aos seus filhos e, aqueles que já se “ausentaram”, sejam por Deus abençoados e lembrados com amor e gratidão! Parabéns à todos os papais e Felicidades hoje e sempre. Abraçãooooo 💞💞💞🙏🙏🙏🎂🎂🎂🎁🎁🎁💋💋💋

12 de agosto- Dia Nacional das Artes

12 de agosto- Dia Nacional das Artes
O povo brasileiro é muito criativo. As manifestações artísticas se destacam nestes setores: *música- entre a clássica como Villa-Lobos e a MPB *dança - Ana Botafogo, samba e outros ritmos *pintura-Di Cavalcani, Portinari, Tarsila do Amaral, Volpi, entre muitos outros *escultura-Aleijadinho entre outros *teatro- Paulo Autran, Marco Nanini e outros *literatura-Cecília Meireles, Machado de Assis, Jorge Amado, Monteiro Lobato Érico Veríssimo, Carlos D. de Andrade, Guimarães Rosa, Paulo Coelho entre muitos outros grandes escritores *cinema- Wagner Moura, Selton Mello,Grande Otelo,Fernanda Montenegro, Sônia Braga entre outros* Com o passar do tempo e as mudanças tecnológicas e sociais, outras manifestações artísticas foram incluídas nessa classificação: *fotografia- Sebastião Salgado *história em quadrinhos (HQ)-Maurício de Souza *jogos eletrônicos (games) *arte digital (Fonte - Graciosa Página/Facebook)

12 de agosto- Dia Nacional das Artes

· 12 de agosto- Dia Nacional das Artes
A data celebra as atividades artísticas, que podem abranger diversas áreas, como o teatro, a música,o cinema, a literatura, o circo, a pintura ... A lista pode ser mesmo bastante grande! De acordo com a legislação brasileira, o artista é o profissional que "cria, interpreta ou executa obra de caráter cultural de qualquer natureza, para efeito de exibição ou divulgação pública, através de meios de comunicação de massa ou em locais onde se realizam espetáculos de diversão pública". O artista usa de toda a sua imaginação, criatividade e talento para emocionar, chocar ou mesmo registrar momentos importantes da história da humanidade. A arte nasceu com o homem e permanecerá após a sua morte. #graciosapágina (Fonte - Graciosa Página/Facebook)