quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Saúde da mulher

Você está com corrimento? Estas três entidades nosologicas são as mais fequentes infecções ginicológicas no meio feminino e de facil tratamento. Por isso não demore pedir ajuda médica.
Candidíase ou monilíase vaginal
É um dos mais irritantes corrimentos. Provoca corrimento espesso tipo nata de leite e geralmente é acompanhado de coceira ou irritação intensa. Candida ou Monília é um fungo e a candidíase é, portanto, uma micose. A candida aparece quando a resistência do organismo cai ou quando a resistência vaginal está diminuída.
Trichomonas vaginalis
Trata-se de um corrimento adquirido de forma sexual através de relações ou de contatos íntimos com secreção de uma pessoa contaminada. Portanto tricomoníase é considerada uma doença sexualmente transmissível. O diagnostico é clínico e através de exames microscópicos realizados no próprio consultório médico, exames de laboratório ou pelo papanicolaou.
Vaginose Bacteriana - Gardnerella vaginalis
É provocado por uma bactéria Gardnerella vaginalis ou por outras bactérias. Causa um odor desagradável principalmente durante a menstruação e nas relações sexuais. Não é considerada uma doença sexualmente transmissível. Mas o Centers for Disease Control and Prevention nos EUA define que esta doença pode estar relacionada com: Novo parceiro sexual, múltiplos parceiros sexuais. Segundo o CDC a maneira de evitar esta doença seria: Não ter relações sexuais ou contato sexual, limitar o número de parceiros sexuais próprios, não fazer duchas vaginais sem recomendação médica, e fazer o tratamento completo recomendado pelo médico.
(Leia mais no blog do Dr. Janilson - http://doutorjanilson.blogspot.com)

Quinari Folia 2010

(Fotos - Evandro Derze, Repórter Fotográfico)