sexta-feira, 16 de abril de 2010

Poesia

Tenho Tanto Sentimento Tenho tanto sentimento / Que é freqüente persuadir-me / De que sou sentimental, / Mas reconheço, ao medir-me, / Que tudo isso é pensamento, / Que não senti afinal. / Temos, todos que vivemos, / Uma vida que é vivida / E outra vida que é pensada, / E a única vida que temos / É essa que é dividida / Entre a verdadeira e a errada. / Qual porém é a verdadeira / E qual errada, ninguém / Nos saberá explicar; / E vivemos de maneira / Que a vida que a gente tem / É a que tem que pensar. / (Fernando Pessoa)
(Ilustração - Internet)

BRIC firmam acordo de cooperação e cobram mudança na ONU e no FMI

Os quatro países que integram o grupo dos Bric — Brasil, Rússia, China e Índia — assinaram nesta quinta-feira (15), em Brasília, um acordo de cooperação entre os bancos de desenvolvimento para financiamento conjunto de obras de infraestrutura. Por esse acordo, poderá haver financiamento público conjunto de obras estruturantes nos membros do bloco. No ano passado, os Bric — que respondem por 40% da população do planeta — produziram 15% do PIB mundial. Lula afirmou que o acordo entre os bancos de desenvolvimento estimulará, entre outros pontos, a interação entre cooperativas dos quatro países. “A declaração conjunta que adotamos reflete o amplo leque de interesses comuns que une nossos países nas áreas política, financeira, comercial, ambiental, energética, agrícola e de segurança. Vamos seguir promovendo a maior interação na área do conhecimento”, resumiu o presidente. Com o objetivo de fazer dos Bric mais do que um “símbolo econômico”, há deliberações no sentido de firmar cooperações diplomáticas. Os países reforçaram a necessidade de reforma da ONU (Organização das Nações Unidas) para torná-la “mais eficiente, representativa e objetiva”. Mas o documento não explicita a indicação do Brasil ao posto permanente no Conselho de Segurança, embora Lula e o primeiro-ministro da Índia, Monmohan Singh, tenham defendido essa tese.
...
16 de Abril de 2010 - Leia mais no site http://www.vermelho.org.br / Fotos - Internet

Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis

Em 15 de abril de 2010, a “Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis” foi tombada como Patrimônio cultural imaterial brasileiro, reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional/IPHAN, órgão responsável pela preservação do acervo patrimonial, tangível e intangível do nosso país. A festa de origem portuguesa, comemorada desde 1819, considerada uma das mais belas e expressivas manifestações da cultura brasileira, se realiza na cidade goiana de Pirenópolis, "a Cidade dos Pireneus", município tombado pelo IPHAN como Patrimônio Cultural Brasileiro pelo conjunto arquitetônico, urbanístico, paisagístico e histórico, em 1989. Durante doze dias, o festejo tem manifestações tanto religiosas quanto profanas e como símbolos o “Imperador do Divino”, a “Coroa”, o “Cetro” e as “Bandeiras”; constituindo-se de folias, roqueira, mascarados, cavalhadas, pastorinhas, congadas, reinados, juizados, queima de fogos, pastorinhas, procissão, bandas de música, bailes, missas e a Novena do Divino. A festa termina no Domingo do Divino, cinqüenta dias após a Ressurreição.
(Fotos - Internet)