terça-feira, 18 de novembro de 2008

Estrada do Pacífico

Aproveitando o feriado estadual de 17 de novembro, data em que o Acre passou a integrar o território brasileiro com a assinatura do Tratado de Petrópolis pelo Barão do Rio Branco em 1903, nossa pequena grande comitiva percorreu os 350 km da BR 317 que ligam Rio Branco, a capital do estado ao município de Assis Brasil, situado na Tríplice Fronteira entre o Brasil, Bolívia e Peru, fazendo um lindo passeio pela Estrada do Pacífico, até alcançar a cidade fronteiriça peruana de Iñapari, que dista 740 km da cidade andina e capital inca de Cuzco.

Esse itinerário, conhecido como Estrada do Pacífico, é considerado a porta de saída do Brasil para alcançar os portos da costa oeste da América do Sul, ligando o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.

Após a chegada em Assis Brasil, a comitiva visitou a cidade peruana de Iñapari, transpondo o Rio Acre pela bela ponte internacional de 240 m, inaugurada pelos presidentes Lula/Brasil e Alejandro Toledo/Peru, em janeiro de 2006, considerada um marco da integração sul-americana, que se reveste de oportunidades para as nações, tanto para o tráfego de pessoas, mercadorias, negócios, transportes, turismo, dentre outros benefícios, sem a necessidade de passaportes, conforme a acordos firmados pelos três países.

O advogado Mário Jorge, a irmã Marta Cruz, a amiga Socorro Nunes e os irmãos Diná e Eliseu Mendes estiveram integrando a comitiva. Maravilha!