quarta-feira, 25 de março de 2015

Ceará, a primeira provincia brasileira a libertar os escravos

O Ceará foi a primeira província brasileira a extinguir o sistema escravista em seu território, quatro anos antes da assinatura da Lei Áurea. Este fato rendeu o título de "Terra da Luz" ao nosso Estado, dado por José do Patrocínio, um dos maiores jornalistas do abolicionismo brasileiro. Viva o Ceará!
(Governo do Estado do Ceará/Via: Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará)
Nesta quarta-feira, dia 25/3, comemora-se a Data Magna do Ceará, instituída por lei publicada no Diário Oficial do Estado em dezembro de 2011. A data celebra o marco histórico do fim da escravidão no Ceará, a primeira província brasileira a libertar os escravos, em 25 de março de 1884 - quatro anos antes da abolição da escravatura em todo o Brasil.
(Governo do Estado do Ceará)

Hoje 25.03 é feriado no Estado do Ceará

Em 25 de março de 1884, o Estado do Ceará aboliu a escravidão, libertando seus escravos quatro anos antes da Princesa Isabel e sua Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888.
O início do fim da exploração da força do trabalho dos negros ocorreu no dia 1º de janeiro de 1883, um ano antes, no município de Redenção, oficialmente o primeiro lugar do país a libertar os escravos.
Na entrada da cidade de Redenção, distante 63 km da capital cearense, localizada no Maciço do Baturité, foi erguido o monumento "A Escrava - Negra Nua" para comemorar a efeméride e são mantidos os "Museu Senzala do Negro Liberto" e o "Memorial da Liberdade", para visitação pública.
E viva a Liberdade!

(Publicado originalmente em 25 de março de 2013)