quarta-feira, 18 de junho de 2008

Centenário da Imigração Japonesa

Após cerca de cinquenta dias, o navio Kasato Maru, oriundo do Porto de Kobe/Japão, a terra do sol nascente, chegou com 165 famílias de imigrantes japoneses ao Porto de Santos, no Brasil, em 18.06.1908, trazendo lavradores contratados para trabalhar nas fazendas de café localizadas no oeste paulista, em razão de acordo entre os governos do Japão e do Brasil.

Neste centenário, estima-se que a colônia japonesa espalhada por várias regiões do país, conte com cerca de 1,5 milhão de descendentes, já em sua quarta geração, grande parte vivendo nos bairro da Liberdade e Aclimação, em São Paulo, além de Paraná, Pará e outros.

A contribuição advinda dos japoneses para com o país que os acolheu no início do Século XX se deu de forma decisiva em vários aspectos, podendo citar o desenvolvimento da produção agrícola, plantação e comércio de frutas (cupuaçu, açaí, maracujá, melão, acerola), da juta, na culinária com o "suchi" e "sachimi", no cultivo de morango, pimenta-do-reino, chá e arroz, com o origami (a arte das dobraduras de papel), do bonsai (as árvores em miniatura), na religião (budista), pipas, ikebanas, o ofurô (banhos em águas quentes), o shiatsu (massagem que usa os dedos para aliviar tensões e dores), dentre muitas outras ora agregadas à cultura e à economia do nosso Brasil.

Pelo grau de parentesco, chamam-se Nikkei os japoneses imigrantes e seus descendentes nascidos fora do Japão, Nissei são os filhos, Sansei são os netos, Yonsei são os bisnetos, Gossei são os trinetos e Rokussei são os tetranetos dos imigrantes. Sayonara!

Posse de Pascal Khalil

A Secretaria Municipal de Saúde – SEMSA tem agora um novo gestor: o Prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim empossou Pascal Khalil, ex-Vereador do PCdoB, em virtude do afastamento do médico Eduardo Farias, que acumulava a pasta com a de Vice-Prefeito de Rio Branco.

A posse ocorreu na tarde de sexta-feira, dia 13 do corrente, sob clima de satisfação, muita emoção, comemorações pelo bom trabalho que foi desenvolvido na gestão anterior, agradecimentos e com a certeza de que a gestão ora iniciada dará seqüência às políticas públicas até aqui implementadas e que encontram ressonância nos anseios da população mais necessitada.

Presentes à solenidade os familiares do novo Secretário e autoridades, dentre elas o Senador do PT/AC Tião Viana, Vice-Presidente do Senado da República, Vice-Prefeito de Rio Branco Dr. Eduardo Farias, Deputado Edvaldo Magalhães, Presidente da Assembléia Legislativa do Acre, a Deputada Federal Perpétua Almeida, Secretário de Estado de Saúde Estadual Osvaldo Leal, representante do Governador, Vereadores e servidores municipais. Boa sorte! (Fotos - Rafael Bonamin Vaz).