quarta-feira, 7 de setembro de 2011

7 de Setembro - Dia da Independência do Brasil

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. Muitas tentativas anteriores ocorreram e muitas pessoas morreram na luta por este ideal. Em 9 de janeiro de 1822, D. Pedro I recebeu uma carta das cortes de Lisboa, exigindo seu retorno para Portugal, pois pretendiam recolonizar o Brasil e a presença de D. Pedro impedia este ideal. Porém, D. Pedro respondeu negativamente aos chamados de Portugal e proclamou : "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico." Após o "Dia do Fico", D. Pedro tomou uma série de medidas que desagradaram a metrópole, pois preparavam caminho para a independência do Brasil. D. Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, incentivava o povo a lutar pela independência. Em uma rápida viagem à Minas Gerais e a São Paulo para acalmar setores da sociedade que estavam preocupados com os últimos acontecimento, pois acreditavam que tudo isto poderia ocasionar uma desestabilização social, D. Pedro recebeu uma nova carta de Portugal que anulava a Assembléia Constituinte e exigia a volta imediata dele para a metrópole. Estas notícias chegaram as mãos dele quando estava no caminho de Santos para São Paulo. Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou : "Independência ou Morte!". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro do mesmo ano, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil.
(Fonte–http://mensagensegifsdateka.blogspot.com
Ilustração - Internet)

OAB, CNBB e ABI apóiam Marcha contra a Corrupção no Dia da Independência

Ophir recebe CNBB, ABI e senadores na sede da OAB.(Foto: Eugenio Novaes)
Brasília, 05/09/2011 - A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) , a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e um grupo de senadores decidiram hoje (05), durante reunião, hipotecar apoio à Marcha contra a Corrupção que será realizada nesta quarta-feira, Dia da Independência, na Esplanada dos Ministérios e está sendo convocada pelas redes sociais da Internet. A convocação do protesto contra a corrupção pelas redes sociais está sendo feita também em diversas capitais de Estados, para este 7 de Setembro, fato que contou igualmente com o endosso das entidades reunidas na sede do Conselho Federal da OAB, sob coordenação do presidente da entidade, Ophir Cavalcante. No encontro, os participantes começaram a desenhar estratégias para mobilizar as ruas, além de uma pauta de preocupações do movimento com as questões que, conforme sua análise, levam ao enraizamento e proliferação da corrupção no País. Celeridade nos julgamentos de processos envolvendo casos de corrupção parados na Justiça; reforma política; transparência nos gastos públicos; fim das emendas parlamentares individuais e corte nos numerosos cargos comissionados nas administrações públicas federal e estaduais foram algumas das bandeiras elencadas e que serão trabalhadas pelo comitê. "Chega de corrupção; é preciso que Executivo, Legislativo e Judiciário escutem a voz das ruas", afirmou o presidente nacional da OAB. Participaram do encontro de trabalho na OAB Nacional para discutir formas e estratégias de combate à corrupção no País, além do presidente da entidade, Ophir Cavalcante, o secretário-geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner; o representante da ABI, Tarcísio Holanda; o coordenador da Marcha contra a Corrupção, o bancário brasiliense Rodrigo Montezuma, e os senadores integrantes do movimento suprapartidário contra a corrupção e impunidade, Pedro Simon (PMDB-RS), Luiz Henrique (PMDB-SC), Pedro Taques (PDT-MT), Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Ricardo Ferraço (PMDB-ES).
Trechos de declarações à imprensa feitas pelo presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, após a reunião de hoje:
"A OAB, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) sempre tiveram um papel relevantíssimo dentro da construção da democracia neste País. Mais uma vez se reúnem para combater agora esse grande mal, essa grande chaga que é a corrupção. Tenho certeza de que, a partir de agora, unidos novamente e, sobretudo, traduzindo o sentimento da sociedade brasileira conseguiremos cada vez mais combater a corrupção. Chega de corrupção; é necessário que haja julgamento célere de processos, de improbidade administrativa, de corrupção, que se faça a reforma política no Brasil, que o Ficha Limpa passe a ser uma realidade. É necessário que se escute a voz das ruas. O dia 7 de setembro será uma data importantíssima para o povo brasileiro. Mais uma vez o povo vai dar seu grito de Independência, e a independência, agora, é o basta à corrupção. É necessário que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário ouçam a voz das ruas. É necessário que cada vez mais combatamos esse grande mal, esse grande câncer que está a assolar o Brasil há muito tempo, desviando recursos da educação, da saúde, da segurança, que é a corrupção. É necessário que haja ações efetivas - e o povo brasileiro está unido neste sentido e tenho certeza que, a partir de 7 de Setembro, esse movimento vai tomar corpo em nível nacional. E tenho certeza também que o Executivo, o Legislativo e o Judiciário vão passar a ouvir mais e mais a sociedade, que quer cada vez mais justiça no País".
(Fonte - http://www.oab.org.br/)