quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Belezas do Brasil: Guaramiranga

Guaramiranga, a "Suíça cearense”, conhecida como a " cidade das flores"
Guaramiranga é um município cearense que se localiza na região serrana do estado com 800m de altitude e tem no "Pico Alto", com 1.115 m acima do nível do mar, sua principal elevação, ponto culminante do Maciço de Baturité, considerado o 2º maior do Ceara e 3º do Nordeste. Situada à 110 km de Fortaleza, sua economia tem por base a agricultura, a pecuária, algumas indústrias de produtos alimentares e o turismo, tão intenso em determinadas datas, que os turistas lotam a rede hoteleira, as casas que os moradores alugam e também as ruas com inúmeras barracas de “camping”. As trilhas ecológicas, pesque-pague, banhos em cascatas, o mirante do Pico Alto, o clima frio, atrativos naturais, atrações culturais, os diversos festivais, vegetação remanescentes de mata atlântica, belas paisagens, lindas pousadas e hotelaria de procedência estrangeira como a alemã, portuguesa e italiana, trabalhos manuais do rico artesanato regional, o Parque Ecológico de Guaramiranga, área de proteção ambiental, as cachoeiras de São Paulo e do Urubu são alguns dos muitos atrativos que a cidade oferece. Dali avista-se a transição da serra com o sertão cearense, além de parte do rio Pacoti. seu nome significa Pássaro Vermelho e deriva da língua Tupi, onde "guará" é vermelho e "miranga ou piranga" é garça As igrejas são centenárias, patrimonio de cultura e beleza, roteiro de visitação obrigatória na cidade. Dentre elas, a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, localizada na Praça Frei Honório, foi fundada em 1873, final do século XIX. A bela igreja é o templo dedicado à santa padroeira do município, que é reverenciada com grande romaria no mês de dezembro. Fundada em 1892, a Igreja de Nossa Senhora de Lourdes está localização na Ladeira da Gruta e seu acesso pode ser realizado por automóvel ou a pé, por uma escadaria composta por 79 degraus. Em seu interior há uma imagem de N.S. de Lourdes, vinda da cidade de Lourdes/Portugal, abrigada em uma gruta de pedra no altar-mor.
Mosteiro dos Capuchinhos
O Mosteiro dos Capuchinhos está localizado no Morro do Convento e foi construído ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Lourdes por missionários Capuchinhos vindos da Itália na década de 30. Atualmente sob a liderança de freis brasileiros, o Convento tem algumas alas destinadas a hóspedes, que despertam ouvindo lindos cantos gregorianos.
Alameda da Via Sacra
O município de Guaramiranga é conhecido como a “cidade das flores” por cultivar rosas no Maciço de Baturité, sendo o maior exportador de flores do Brasil; é também chamado "Suíça cearense”, por suas baixas temperaturas.
Fran Celebridade, Lecy, minhas amigas cearenses e eu, visitamos o Hotel Escola do SESC/Guaramiranga
Os principais eventos culturais da cidade das flores são
Festa da Padroeira Nossa Senhora da Conceição (8.12), Festival de Jazz e Blues (no período do Carnaval), Encontro de Cordelistas da Serra (1.05), Coroação de Nossa Senhora de Fátima (31.05), Festival do Vinho, Mostra Junina, Feira de Negócios Turísticos do Maciço (julho), Festa de Santo Antônio (24.08), Festa de Santo Agostinho (2ª quinzena de agosto), Festival de Flores (Agosto), Festa de Nosso Senhor do Bonfim (9.09), Festa de Santa Teresinha, na Botija (2ª quinzena de outubro), Dia do Município (22.09), Festival Nordestino de Teatro Amador (em Setembro), Festa de São Francisco (4.10), Festival de Fondue, Festival de Gastronomia de Guaramiranga (Outubro), OctoberFest de Guaramiranga (Outubro).