segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil!

Em 1717 os pescadores Domingos Martins García, João Alves e Filipe Pedroso pescavam no rio Paraíba; toda vez que jogavam a rede, ela voltava vazia, até que certa vez lhes trouxe a imagem de uma santa, sem a cabeça. Jogando a rede outra vez, pescaram a cabeça que faltava à imagem e desde então as redes voltavam repletas de peixes. Foi o primeiro milagre.

Outros milagres:

a) Zacarias era um escravo que havia fugido de uma fazenda; caçado e capturado por famoso capitão do mato, foi levado de volta preso por correntes nos pulsos e pés. Ao passar em frente à capela da Santa, pediu para rezar. Diante da imagem sua devoção foi tanta que as correntes se romperam, deixando-o livre. Com isso foi libertado pelo capitão do mato.

b) Um cavaleiro ateu que visitava a cidade de Aparecida tentou entrar na igreja a cavalo para destruir a imagem da santa e zombar da fé dos romeiros. Tudo em vão: as patas do cavalo ficaram presas na escadaria da Igreja.

c) Uma menina cega de nascença, acompanhada de sua mãe, ao aproximar-se da igreja olhou em sua direção e, milagrosamente, exclamou: "Mãe, como aquela igreja é bonita"! Estava curada!

Em 1930, o Papa Pio XI decreta Nossa Senhora da Conceição Aparecida como a Santa Padroeira do Brasil e o dia 12 de outubro, data do aparecimento da imagem no rio, foi consagrado à Santa pela Santa Sé, em 1954.

Oração à Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida, aqui tendes, diante de vossa imagem, o vosso Brasil, o Brasil que vem novamente consagrar-se à vossa maternal proteção.

Escolhendo-vos por especial padroeira e advogada de nossa Pátria, nós queremos que ela seja inteiramente vossa.

Que seja vossa a sua natureza exuberante, vossas as suas riquezas, vossos os campos e as montanhas, os vales e os rios, vossas as cidades e as indústrias, vossa a sociedade, os lares e seus habitantes com tudo o que possuem, vosso, enfim, todo o Brasil.

Sim, Senhora da Conceição Aparecida, o Brasil é vosso. Por vossa intercessão temos recebido todos os bens que Deus nos prodigalizou e muitos ainda esperamos receber.

Obrigado por tudo, Virgem Mãe Aparecida. Abençoai, Senhora, o Brasil que vos agradece, o Brasil que vos ama, o Brasil que é vosso.

Protegei a Santa Igreja, preservai a nossa fé, defendei o Santo Padre, assisti os nossos bispos, santificai o nosso clero, amparai o nosso povo, esclarecei o nosso governo, guiai a nossa mente no caminho do bem e da verdade.

Rainha do Brasil, mãe de todos os brasileiros, venha a nós o amoroso reino do Pai. Por vossa mediação, venha à nossa pátria o Reino de Jesus Cristo, vosso Filho e Senhor nosso. Amém.

(www.amaivos.com.br)

Comemorações

Mês de Outubro

12 - Dia de N. Sª. Aparecida, Padroeira do Brasil/Círio de Nazaré/Criança/Atletismo/Engenheiro Agrônomo/Mar/Descobrimento da América(1492)/Espanha/Corretor de Seguros/Cirurgia Infantil/Hispanidade/Raça/Basquete/Grito dos Excluídos/D. João VI funda o Banco do Brasil(1808)/Cão/inaugurados o Aterro do Flamengo/RJ(1964)/Filatelia Temática/nasce o escritor, romancista e cronista mineiro Fernando Tavares Sabino(1923)/Aclamação de D. Pedro I, como 1º Imperador Constitucional do Brasil (1822)/Diogo Feijó assume a regência do Império do Brasil(1835)/fundação do clube de futebol Coritiba Foot Ball Club/Paraná, conhecido como Verdão, Coxa, Alviverde, Cori (1909)/início dos XIX Jogos Olímpicos da Era Moderna - cidade do México(1968)/nasce o jornalista e escritor mineiro Fernando Tavares Sabino, autor de O homem nu e O grande mentecapto(1923)/morre o escritor francês Jacques Anatole François Thibault, o conhecido Anatole France(1924)/fundação do time de futebol Madureira Esporte Clube, chamado de Tricolor Suburbano e Madura/RJ(1971)/morre o advogado e político paulista Ulysses Silveira Guimarães(1992)/ inaugurado o Monumento do Cristo Redentor/RJ (1931)

13 - Dia da Vida/mundial do Escritor/Fisioterapia/Fisioterapeuta/Frio/Terapia/Terapeuta Ocupacional/Dinheiro/morre o poeta, professor, tradutor, cronista e crítico pernambucano Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho/Manuel Bandeira Filho(1968)/Corinthiano/nasce Raimundo Fagner Cândido Lopes, cantor, instrumentista e compositor cearense, ícone da música brasileira(1949)/promulgada a EC que extingue o AI-5 a partir de 1º de janeiro de 1979(1978)

14 - Dia da Pecuária/internacional para a Redução dos Desastres Naturais/fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil(1952)/Festival de Durga Puja, a grande mãe, na mitologia hindu

15 - Dia da Normalista/Professor/Mulher Rural/Educador Ambiental/Securitário/Princesa Isabel casa com o Conde D'Eu (1864)/Observatório Nacional (1827)/Educação Nacional/Mobilização Nacional por uma Escola Pública de Qualidade/ Caçador/Calendário/Juiz de Casamento/Prevenção das Doenças do Coração/nasce o filósofo e filólogo alemão Friedrich Wilhelm Nietzsche(1844)

16 - Dia Mundial da Alimentação/Soberania Alimentar/Ciência e Tecnologia/ inaugurado o Aeroporto Santos Dumont/RJ, primeiro aeroporto civil do Brasil(1936)/Anestesiologista/Instrutor de Auto-escola/George Catlett Marshall, criador do Plano Marshall e ganhador do Nobel da Paz de 1953(1959)/Madre Teresa de Calcutá é eleita para o Prêmio Nobel da Paz(1979)/Festival de Luzes de Lakshimi, senhora do amor e da beleza, na mitologia hindu/criada a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), pela ação de Dom Hélder Pessoa Câmara (1952)/Santa Edwiges, padroeira dos endividados

17 - Dia da Indústria Aeronáutica Brasileira/Eletricista/Luta Contra a Pobreza e Violência Sexista/recusa à miséria/ONU (1992)/Eletricista/Corretor de Seguros/Orientador/morre o músico e compositor carioca Heitor Villa-Lobos(1959)/Promulgada Constituição do Brasil(1969)/Profissional de Propaganda/Luta Pela Democratização dos Meios de Comunicação/Apicultura/nasce a carioca Francisca Edwiges Neves Gonzaga/Chiquinha Gonzaga, defensora da emancipação feminina, 1ª pianista de choro e 1ª mulher a reger uma orquestra(1847)/Maquinista da Marinha/Profissional de Informática/Vacinação/Imperador D. Pedro I casa-se com a princesa Amélia de Leuchtenberg(1829)/nasce o empresário e político José Alencar Gomes da Silva, vice-presidente do Brasil em exercício, com mandato desde 1.1.2003/nasce o Papa João Paulo I, o italiano Albino Luciani, o Patriarca de Veneza(1912)

18 - Dia do Médico (homenagem a São Lucas)/Estivador/Securitário/Pintor de Paredes e Automóveis/Continental do Corretor de Seguros/Desarmamento/Pensamento Infantil/Repórter/morre o sacerdote jesuíta português Pe. Manuel da Nóbrega(1570)/morre o poeta carioca José Marques Casimiro de Abreu(1860)morre o americano Thomas Alva Edison, inventor da lâmpada incandescente, do gramofone, do cinescópio, cinescópio e do microfone de grânulos de carvão para o telefone(1931)/Símbolos Nacionais/menopausa/nasce o militar, professor e estadista Benjamin Constant Botelho de Magalhães(1836)/nasce o médium mineiro José Pedro de Freitas/o Zé Arigó(1921)/fundação do Fortaleza Esporte Clube/CE, o Tricolor de Aço Clube da Garotada e Rei Leão do Brasil(1918)/fundação da escola de samba paulista Sociedade Rosas de Ouro(1971)/nasce o político, jurista, filósofo e historiador do pensamento político, o italiano Norberto Bobbio(1909)/ São Lucas evangelista, padroeiro dos pintores, curandeiros e médicos.

PENSAMENTO - Quando o germe do amor for implantado no coração da criança, ele florescerá e dará frutos capazes de neutralizar o ódio e a injustiça (Allan Kardec).

CURIOSIDADE

O Cristo Redentor, um dos mais belos e visitados cartões-postais do Brasil, é uma estátua localizada no morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, a 709 m acima do nível do mar. Após cinco anos de trabalho, sua inauguração ocorreu às dezenove horas e quinze minutos do dia 12 .10.1931.

A obra tem como autor do projeto o engenheiro Heitor da Silva Costa, do desenho final o artista plástico Carlos Oswald e o escultor francês Paul Landowski.

Em 7.7.2007, sua beleza foi reconhecida mundialmente, quando foi eleita uma das sete Maravilhas do Mundo Moderno, no Estádio da Luz/Lisboa.

POESIA

O anel de vidro

(Manuel Bandeira)

Aquele pequenino anel que tu me deste,

– Ai de mim – era vidro e logo se quebrou…

Assim também o eterno amor que prometeste,

- Eterno! era bem pouco e cedo se acabou.

Frágil penhor que foi do amor que me tiveste,

Símbolo da afeição que o tempo aniquilou, –

Aquele pequenino anel que tu me deste,

– Ai de mim – era vidro e logo se quebrou…

Não me turbou, porém, o despeito que investe

Gritando maldições contra aquilo que amou.

De ti conservo no peito a saudade celeste…

Como também guardei o pó que me ficou

Daquele pequenino anel que tu me deste…