sábado, 16 de abril de 2011

16 de Abril: Dia Mundial da Voz

O Dia Mundial da Voz surgiu em 2003 quando a Sociedade Brasileira de Laringologia lançou e reconheceu a importancia dos cuidados com a saúde vocal. Logo outros países aderiram a campanha e hoje o Dia Mundial da Voz é reconhecido pela Argentina, Bélgica, Chile, Espanha, Estados Unidos, Itália, Panamá,Portugal, Suíça e Venezuela.
A voz é considerada como uma forma de expressão corporal.
A voz é um som e o som é uma onda sonora. A voz é então produzida pela vibração de ar que é expulso dos pulmões e que passa pelas cordas vocais. A boca, lábios e língua modificam a voz que pode variar quanto à intensidade, altura e articulação. Os sons articulados podem ser vogais ou consoantes.
As cordas vocais vibram muito rapidamente, e variam entre os sexos masculino e feminino.
No homem, o ciclo vibratório é de 125 vezes por segundo e na mulher é 250 vezes por segundo pois a mulher tem a voz mais aguda. Outra caraterística que contribui para que a voz das mulheres seja mais suave é que as cordas vocais são mais elasticas e menos pesadas.
Sabia que…
Para um ser humano conseguir ouvir um som, a frequência deste tem de ser no mínimo de 20 hertz?
Geórgia Browntem o recorde de amplitude de voz mais alta
registrado até hoje: 8 oitavas (G2 à G10), o que ultrapassa as notas mais altas de um piano!
A eufonia é a emissão de uma voz saudável. A disfonia é a voz que apresenta alteração em certas características, podendo ser temporária ou permanente A rouquidão é um tipo de disfonia. A fuga glótica, o refluxo, a laringite, o papiloma, os pólipos, o cancro são outras doenças da voz.
Beber água, não gritar e evitar o uso do tabaco
são algumas das principias recomendações dos médicos especialistas, os otorrinolaringologistas.
(Fonte - http://eportuguese.blogspot.com)

Curiosidade - Pedra de Roseta

Pedra de Roseta
A famosa pedra de Roseta, contendo os três tipos de escrita egípcia, encontrada pela expedição de Napoleão Bonaparte, era o grande enigma que se tinha no início da Idade Contemporânea. O jovem francês Jean-François Champolion, então com doze anos de idade, decidiu decifra-la. Onze anos depois ele tinha conseguido esse intento, e, assim abriu as portas da cultura egípcia e de seus mistérios para o mundo. ...
(Fonte/Ilustrações - egito.fernandofelix.com.br e girafamania.com.br / Texto: do livro “Curiosidades Históricas”, de Rogério Sidaoui)