sábado, 17 de fevereiro de 2018

Bela ...



"Maria Bonita:
Maria Gomes de Oliveira, vulgo Maria Bonita, companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o Lampião e a primeira mulher a participar de um grupo de cangaceiros.
Maria Bonita nasceu e cresceu no povoado Malhada da Caiçara, que se localiza no município Paulo Afonso, na época município Gloria, na Bahia, em 08 de março de 1911.
Depois de um casamento fracassado, no qual não gerou filhos, em 1929 tornou-se a namorada de Virgulino Ferreira da Silva, conhecido também como o "Rei do Cangaço".
Morando na chácara dos pais, um ano depois do namoro foi chamada por Lampião para fazer efetivamente parte do bando de cangaceiros,[carece de fontes] assim se tornando a mulher dele, com quem viveria por oito anos.
Supõe-se que Maria Bonita engravidou quatro vezes e que em duas gravidezes perdeu os filhos, sendo eles natimortos.[carece de fontes] Comprovadamente ela teve uma filha com Lampião de nome Expedita Ferreira Nunes, a única reconhecida legalmente, que foi criada por um casal de amigos vaqueiros. Existem porém dúvidas sobre o parentesco dos supostos gêmeos Arlindo e Ananias Gomes de Oliveira. Ambos até então considerados filhos de Maria Bonita e Lampião.
Maria Bonita morreu em 28 de julho de 1938, quando o bando acampado na Grota de Angicos, em Poço Redondo (Sergipe), foi atacado de surpresa pela polícia armada oficial (conhecida como "volante"). Foi degolada ainda viva, assim como Lampião, porém este já morto, e outros nove cangaceiros.
Em 2006 a Prefeitura de Paulo Afonso restaurou a casa de infância de Maria Bonita, instalando o Museu Casa de Maria Bonita no local."
(Wikipédia)

P refletir ...





Poesia




"...E hoje, revirando meu baú de guardados, encontrei um sorriso que não dei, um segredo que não guardei, uma oportunidade que deixei passar...
Encontrei uma fé empoeirada, um sonho esquecido, uma batalha perdida...
Então, peguei tudo de volta delicadamente, e disse à vida: Nada mais do que aconteça me fará perder oportunidades novamente..."
(Autoria Desconhecida).

— em Arena Castelão/Fortaleza.

Justiça?


"Uma justiça obesa, mórbida, sendo carregada por um povo miserável, magro, e de olhos fundos."
Escultura sensacional do dinamarquês Jens Galschiot.

(Fonte - Curta Observe/Facebook)

Arbitragem



Ontem à noite, na Areninha da Praia do Futuro I, a bola rolou nos gramados cearenses, onde o árbitro acreano Gladson Lima Guerreiro apitou dois jogos amistosos do Campeonato da Liga Amadora Cearense, representando com muita seriedade e competência a Federação de Futebol do Acre, onde é filiado. Na foto, com Zé Maria, da Comissão Organizadora e jogadores dos times.
Valeeeeeuuuu 👏👏

CURIOSIDADE - Lixo no mar

CURIOSIDADE

A duração do lixo no mar


- Papel toalha: duas a quatro semanas
- Filtro de cigarro ("bituca") : 14 meses
- Caixa de papelão: dois meses
- Luvas de algodão: cinco meses
- Porta- latinhas-degradável: seis meses
- Jornal: seis meses
- Fralda descartável biodegradável:um ano
- Pedaço de madeira pintada: 13 anos
- Lata e copo plástico: 50 anos
- Bóia de isopor:80 anos
- Lata de alumínio:200 anos
- Porta- latinha de plástico:400 anos
- Garrafa plástica (PET): 450 anos
- Fralda descartável comum: 450 anos
- Linha de nylon: 650 anos
- Vidro: tempo indeterminado
- Lixo radioativo: 250 mil anos ou mais

(Fonte - Revista Agropecuária/Ilustração - Internet