segunda-feira, 4 de junho de 2012

Advocacia Pública faz grande mobilização em Brasília para reforçar pressão na AGU

A Advocacia Pública vem cobrando, insistentemente, seus direitos e um tratamento isonômico com as demais funções essenciais à Justiça. As carreiras exigem justiça salarial e melhores condições de trabalho, e a movimentação das lideranças é intensa para mobilizar os demais Poderes para essas demandas.

Um novo episódio desse esforço conjunto ocorreu ontem, com intensa movimentação em Brasília protagonizada por cerca de 100 advogados públicos. A mobilização foi organizada pelo Forvm Nacional da Advocacia Pública Federal (Sinprofaz, APBC, Anpprev, Anpaf, Anajur, Apaferj), pela Unafe e pela Anadef, com adesão da Anauni.

“Enquanto assistimos investimentos cada vez maiores sendo feitos em outras Instituições da Justiça, vamos ficando para trás. Por isso viemos aqui mostrar nossa insatisfação”, afirmou o presidente do Forvm, Allan Titonelli. Essa é a segunda mobilização nacional das carreiras – a primeira foi no dia 9 de maio – e a ideia é fortalecer o movimento em todo o país para que ele ganhe repercussão junto aos Poderes.

Neste segundo dia de mobilização, os trabalhos começaram com uma audiência com o coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, Fábio Trad, passando pela concentração em frente ao prédio da AGU, onde as lideranças foram recebidas pelo vice-AGU, e pelo ato público no Conselho Federal da OAB.
Audiência com Trad
O coordenador da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Advocacia Pública, deputado federal Fábio Trad, assinou a Carta da Advocacia e Defensoria Públicas Federais, que solicita audiência da presidente Dilma Rousseff com dirigentes sindicais. Ele também se engajou na proposta de um Pacto de Respeito à Constituição, que será proposto à presidenta.
Mobilização na AGU
Cerca de 100 advogados públicos se reuniram em frente à AGU para mostrar o clima de insatisfação com a atual gestão de Luís Inácio Adams. Os manifestantes reclamaram dos salários congelados; da estrutura sucateada e falta de carreira de apoio; do sigilo sobre o anteprojeto da nova Lei Orgânica. As carreiras exigem que Adams faça intervenções e manifestações públicas em torno dos pleitos e os problemas comuns.
Audiência com o AGU adjunto
Cerca de 60 manifestantes subiram ao gabinete do AGU cobrando audiência, e como Adams não estava, foram recebidos pelo AGU adjunto, José Weber. Foram reiteradas todas as questões ao adjunto, que prometeu levar todas as questões ao ministro, abrindo possibilidade de discutir as alterações no projeto de Lei Orgânica da AGU com o CSAGU. Ele alertou, no entanto, que isso retardaria o envio do projeto ao Congresso. Weber também informou que Adams vem tratando da questão remuneratória dentro do Governo.
Audiência na OAB
O Conselho Federal da OAB sediou novo ato de mobilização da Advocacia Pública. O secretário-geral da OAB Federal, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, disse que a entidade apoiará o Pacto de respeito à Constituição proposto pela Advocacia Pública Federal. Também participaram do evento o secretário da OAB/DF, Lincoln de Oliveira e o Conselheiro Federal Délio Fortes Lins e Silva. As lideranças das carreiras defenderam comunhão de interesses e maturidade no trato dos assuntos comuns.
Mobilização nos estados
Advogados públicos de pelo menos quatro capitais - Cuiabá, Goiânia, Recife e João Pessoa - organizaram mobilizações locais para protestar contra o sucateamento das carreiras e a defasagem salarial. O Forvm incentiva que a categoria a promova coleta de assinaturas para subscrever documentos com as principais críticas à situação da Advocacia Pública nos estados, além de buscar apoio da bancada parlamentar local e da respectiva seccional da OAB. / 31 de Maio de 2012
(Fonte - http://www.advocaciapublica.com.br)