quinta-feira, 5 de junho de 2008

Vamos cuidar do nosso Planeta!

O Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado dia 5 de junho, foi criado em 1972, durante a abertura da 1a Conferência Mundial sobre Meio Ambiente Humano da ONU, em Estocolmo/Suécia, ocasião em foi criado também a UNEP - o Programa da ONU para o Meio Ambiente. Através do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro instituiu a Semana Nacional do Meio Ambiente em todo território nacional.

No Parque Ecológico Janauary, em Manaus/AM, fui recepcionada por uma linda e simpática preguiça, legítima representante da Natureza, que clama para que o Homem trabalhe diariamente por um mundo melhor, conservando, desenvolvendo e preservando a vida no Planeta Terra.

Natureza

(Jailson Pereira)

A natureza é a própria arte viva

com seus traços tão minucioso

na pura harmonia criativa

na sua cor de verde precioso

as melodias dos passarinhos

são verdadeiras obras

sinfônicas

que alguns cientistas

mesquinhos

desafinam com sua bomba atômica

A água cristalina é como o espelho

refletindo a bela natureza

mas o homem com seu aparelho

logo vem poluir essa pureza

árvore, um edifício perfeito

nos dar sombra, ar puro e alimento

quem desmata, mata sem direito

é um criminoso sem argumento

O sol, as borboletas, as flores

compõem a natural poesia

não entendem esses destruidores

o valor dessa divina cortesia

Majestosa é a imensidão do mar

intolerável é a poluição

lixos nas praias a derramar

preparam a própria destruição

Talvez, quem destrói, entenda um dia

o quanto a preservação é preciso

que felicidade traz a harmonia

que aqui seria o próprio paraíso.

Veja as Recomendações do (http://smartkids.terra.com.br).

Preservar o meio ambiente é muito importante para que possamos ter um planeta saudável e rico em recursos naturais no futuro.

Vamos aproveitar este dia e listar quantas ações podemos fazer para colaborar na preservação do meio ambiente. Se todo mundo fizer um pouquinho, podemos contribuir um montão para o mundo!

Segue algumas medidas que podemos facilmente tomar em casa e na escola:

Água

* Escovando os dentes - desligue a água enquanto faz a escovação.

* Lavando a louça - desligue a água enquanto ensaboa pratos, copos, talheres e panelas.

* Tomando banho - nada de banhos muito longos e quando estiver se ensaboando, desligue a torneira.

Energia

* Desligue as luzes - ao sair do seu quarto, sala ou cozinha não esqueça de apagar as luzes.

* Desligue aparelhos eletrônicos - não deixe a televisão, rádio ou computador ligado caso não esteja sendo utilizado.

* Ar condicionado - utilize com moderação!

* Lavando roupa suja - dedique dias da semana para lavar a roupa. Assim você utiliza a máquina de lavar em sua capacidade máxima, economizando energia e água ao mesmo tempo.

* Passando roupa - também dedique dias da semana para passar roupa. Evitando assim, o liga e desliga.

Lixo

* Coleta seletiva - tenha uma atitude bacana. Programe a coleta seletiva na sua casa. É muito fácil, basta separar os lixos em: material orgânico, papel, metal, vidro e plástico.

Desta forma, você estará fazendo uma grande contribuição à mãe natureza, já que este material será reciclado, ou seja, será reaproveitado para a fabricação de novos produtos.

Transportes

As emissões de gases emitidos pelos transportes é muito nociva para a nossa atmosfera. Mas podemos tomar algumas atitudes para contribuir na diminuição da emissão de gases.

* A caminho da escola - Utilizar os transportes coletivos é sempre mais saudável para o planeta. Por isto, quanto mais gente utilizar um mesmo veículo melhor. Se você vai de carro para a escola, que tal combinar um rodízio com os colegas que moram perto! Além de ser uma atitude consciente, você aproveita e faz novos amigos!

Agora, se a sua escola é perto de casa, larga de preguiça e vá a pé! Assim, você estará cuidando da saúde do nosso planeta, e da sua saúde também! importância da preservação do meio ambiente e a grave situação do aquecimento global no mundo. (http://smartkids.terra.com.br).

Tremendão!

Hoje, 5.6, é aniversário do cantor e compositor carioca Erasmo Esteves, ou melhor, o conhecido Erasmo Carlos, o “Tremendão”, ícone da Jovem Guarda, que gravou músicas inesquecíveis como Gatinha Manhosa, Festa de Arromba, Sentado à beira do caminho, Mulher, A carta, dentre outras belas composições musicais. Com o amigo e “rei” Roberto Carlos, fez a parceria de maior sucesso da história da música popular brasileira, compôs mais de 500 canções, gravadas tanto pelo Rei, quanto por renomados cantores. Parabéns!